Um incêndio de grandes proporções destruiu na manhã de terça-feira por completo uma barraca, deixando um jovem de 20 anos sem nada, na localidade de Lem Ferreira, na cidade da Praia. As causas do incêndio ainda são desconhecidas. O dono da habitação estava ausente e o alerta foi dado por vizinhos.
Eram por volta das 8 horas da manhã quando tudo aconteceu. Numa hora em que muitas pessoas estavam a caminho do trabalho, o barulho das sirenes dos bombeiros despertou a atenção dos moradores daquele bairro ada cidade da Praia. “A casa do Tomate (como é conhecido dono da barraca incendiada)”, gritaram os vinhos quando, segundo uma fonte, eram questionados sobre o que se estavam a passar.
Edson (verdadeiro nome do Tomate), o jovem afetado, contou à imprensa que saiu de casa para trabalhar, como fazia diariamente, e quando retornou encontrou tudo em cinzas.
“Assim como todos os dias, saí sem deixar nada ligado. Recebi uma ligação informando que tudo havia pegado fogo. Como estava sem o meu telemóvel, meu amigo, que vive no Sal, entrou em contacto com o meu chefe, e então voltei para casa. Ao chegar, a minha maior preocupação foi com a minha avó, mas felizmente já a tinham retirado da casa”, explicou Edson.
Desolado, Edson lamentou: “Quando vi as chamas, pensei que fosse um incêndio normal, mas ao perceber a gravidade, fiquei sem chão. Tudo o que eu tinha foi consumido pelas chamas. A única roupa que me restou é essa que estou a vestir. Todos os bens que consegui comprar com o meu trabalho desapareceram. Não fiquei com nada.”
O início do incêndio
“Eu estava deitada quando o meu vizinho bateu à minha porta avisando que a casa estava a pegar fogo”, contou Wilse Eveline. “As pessoas começaram a se reunir, e alguns rapazes tentaram apagar as chamas antes da chegada dos bombeiros. Infelizmente, em menos de 20 minutos após o jovem sair para o trabalho, a casa já estava em chamas.”
“Levantei quando ouvi os gritos dizendo que havia fogo. Saí rapidamente e vi que o incêndio era sério. A nossa maior preocupação foi retirar a senhora idosa que estava na casa. Felizmente, alguns rapazes a resgataram a tempo”, conta Lisia Cardoso.
Os vizinhos acreditam que, se as botijas de gás butano não tivessem sido controladas, a tragédia poderia ter sido ainda pior. “Granças a Deus o incêndio foi controlado a tempo pelos bombeiros, evitando males piores”, disse outro vizinho, que prefere ficar no anonimato.
Nas redes sociais, familiares, amigos e vizinhos da vítima estão a circular mensagens apelando à solidariedade das pessoas para com o jovem afectado.