O economista Avelino Bonifácio assume a partir de 1 de Novembro a chefia da Casa Civil da Presidência da República de Cabo Verde.
O anúncio foi feito pela própria presidência em comunicado de imprensa. Conforme o mesmo documento, o fim da comissão de serviço de Jorge Tolentino foi solicitada pelo próprio, que, recorde-se vinha desempenhando a função de Chefe da Casa Civil desde que Jos´Maria Neves tomou posse em Novembro de 2021.
Na sequência, foi nomeado Avelino Bonifácio Fernandes Lopes para o cargo de Chefe da Casa Civil do Presidente da República, com efeitos a partir de 1 de Novembro de 2024.
No referido comunicado, a Presidência da República diz que “agradece” ao Embaixador Jorge Homero Tolentino Araújo pelo seu “dedicado serviço, augurando-lhe sucessos na sua caminhada”, ao mesmo tempo que deseja ao economista Avelino Bonifácio Fernandes Lopes “sucesso” nas suas novas funções.
A exoneração ocorreu na sequência da polémica dos relatórios do Tribunal de Contas a propósito do salário da primeira-dama, entre outras questões.