A seleção de Cabo Verde enfrenta hoje a seleção do Botswana. O jogo realiza-se às 15h, no Estádio Odeb Chilume, em Francistown, Botswana. Os Tubarões Azuis perderam o jogo da terceira jornada de qualificação para o CAN 2025 em casa por 1-0. Ryan, capitão da seleção nacional, diz que a derrota já foi deixada para trás e agora têm os olhos postos no jogo de hoje e nos três pontos.
Recorde-se que no jogo de terceira jornada, realizado no Estádio Nacional, na cidade da Praia, a seleção nacional dominou por completo o combinado do Botswana mas não conseguiu reverter o resultado e acabou por perder a partida pela margem mínima.
O golo do Botswana foi marcado logo no segundo minuto de jogo.
Olhos na vitória
O capitão da seleção nacional, Ryan Mendes, admitiu que foi “complicado lidar” com o resultado no pós-jogo, mas que isso agora “ficou para trás e a seleção está concentrada e com os olhos postos na vitória”.
“Hoje temos um jogo super importante e acredito que agora temos menos margem de erro, vamos fazer tudo para vencer a partida” garantiu Ryan.
Já o selecionador nacional Pedro Brito “Bubista” diz esperar um jogo difícil, ainda por cima sendo na casa do Botswana.
“Temos que procurar defender melhor do que fizemos em casa, estar mais concentrados e correr atrás de vitória”, explicou.
Sobre a qualificação, Bubista enfatizou que é o maior objectivo da seleção neste momento e ressaltou que ainda “existe a possibilidade” e depois do jogo de hoje estarão “mais nove pontos em jogo”.
Treino de adaptação interrompido por falta de energia elétrica
A seleção viu o seu treino de adaptação ao relvado do palco do jogo realizado ontem, segunda-feira à tarde, ser interrompido devido a uma falta de energia elétrica no estádio e arredores.
O treino de adaptação teria cerca de 60 minutos de duração, mas foi interrompido quando decorriam cerca de 30 minutos “ou menos”.
Sobre essa situação, Bubista diz que não afetará o grupo psicologicamente e que os jogadores já estão “acostumados com situações do tipo”.
“Sempre que viajamos para jogos fora do país, há algum tipo de jogo psicológico, não sei se será o caso, mas temos que ter “estofo” suficiente para aguentar situações deste género se queremos qualificar para o campeonato africano”, afirmou Bubista.
Quanto ao onze inicial, Bubista diz que pode haver alterações “como faz sempre em jornadas duplas” e garante que todos estão aptos e motivados a ajudar a seleção nacional, menos os defesas Steven Moreira, Diney e João Paulo, entregues ao departamento médico.
Classificação à entrada da quarta jornada
À entrada para a quarta jornada, Cabo Verde ocupa o segundo lugar com três pontos, os mesmos da Mauritânia e Botswana, que estão em terceiro e quarto lugares, respetivamente. O Egipto lidera com nove pontos.