PUB

Cultura

Festival Oiá chega esta sexta-feira ao Mindelo

Na sua 7a edição, o Festival Internacional de Cinema do Mindelo – Oiá, presta uma homenagem ao cineasta brasileiro Joel Zito Araújo, visto como símbolo de “esperança e referência” para jovens.

Oiá arranca esta sexta-feira, 11, com o filme “Retrato a Preto e Branco” de Joel Zito Araújo, a simbolizar o percurso de conquistas e de afirmação desse director. 

Sob o lema “Internacionalização e crioulidade”, esta edição incentiva as pessoas a visitarem as salas de cinema. Neste sentido, após estar nas localidades periféricas no ano anterior, este ano o evento volta às apresentações no centro da cidade, nomeadamente na Baía do Porto Grande, no Centro Cultural do Mindelo e também na Universidade do Mindelo.

 A exibição de filmes dos quatro cantos do planeta é a maior meta que o Oiá já se propôs, conforme reconhece o diretor do festival, Tambla Almeida, para quem a mostra de 2024 terá uma seleção de filmes de diversos países, entre os quais Cabo Verde, Brasil, Senegal, Gana, Angola e Nigéria.

Assim, entre 11 e 20 de Outubro, Mindelo é visitado por directores emergentes como Yuri Ceunink, Ery Claver, Samira Vera-Cruz, a produtora Maguette Betty Danfakha e o cineasta homenageado, Joel Zito Araújo, do Brasil.

Além de filmes, Oiá terá outras atividades paralelas, entre as quais a exposição “Luz d´Zona” da fotógrafa cabo-verdiana Queila Fernandes.

PUB

PUB

PUB

To Top