PUB

Saúde

Paul e Tarrafal de São Nicolau são os únicos municípios ainda sem casos de dengue

Paul, em Santo Antão, e Tarrafal de São Nicolau são os únicos dois municípios de Cabo Verde que, até ao momento, não registaram nenhum caso de dengue, segundo o boletim epidemiológico mais recente divulgado pelo Ministério da Saúde, a 07 de outubro de 2024. Enquanto o país enfrenta uma onda de novos casos da doença, com 180 casos suspeitos e 121 confirmados apenas no dia de ontem, estes dois concelhos mantêm-se livres de casos da doença.

Os dados gerais revelam que Cabo Verde contabiliza, até agora, um total de 10.396 casos notificados, dos quais 6.775 foram confirmados.

Até ao momento, foram registados dois óbitos associados à doença, um na Cidade da Praia e outro nos Mosteiros, na ilha do Fogo. 

O município da Praia continua a ser o mais afetado, com um acumulado de 4.944 casos confirmados, seguido por São Filipe, na ilha do Fogo, com 522 confirmações.

Outros concelhos de Santiago, como Santa Cruz e Ribeira Grande de Santiago, também registam números elevados, com 180 e 113 casos confirmados, respectivamente. Na ilha de São Vicente, há 25 casos confirmados, enquanto na ilha do Maio o acumulado é de 185 casos.

Situação controlada em algumas áreas

Além de Paul e Tarrafal de São Nicolau, outros concelhos como Santa Catarina do Fogo, Ribeira Grande de Santo Antão e Porto Novo registam um número muito baixo de casos ou mesmo zero confirmações em vários dias.

As ilhas mais turísticas, Sal e Boavista, têm 4 e 15 casos confirmados, respectivamente.

No entanto, o Ministério da Saúde continua a monitorar de perto todas as regiões para garantir que novos focos não surjam e que o controlo da epidemia continue eficaz.

PUB

PUB

PUB

To Top