PUB

Desporto

Qualificação CAN 2025: Bubista com oito novidades em relação à última convocação

O seleccionador nacional, Pedro Brito “Bubista”, já divulgou a lista dos 26 jogadores selecionados para o duplo confronto com o Botswana, em jogo a contar para a terceira e quarta jornadas do grupo C de qualificação para o Campeonato de Africano das Nações (CAN 2025). O primeiro jogo realiza-se já esta quinta-feira, às 15h, no Estádio Nacional, na Cidade da Praia.

As novidades em relação à última convocação são Márcio da Rosa, Jorge Xavier “Jojó”, Rivaldo Morais, Telmo Arcanjo, Jair Semedo “Yannick”, Jamiro Monteiro, Jovane Cabral e Tiago Correia “Bebé”.

De acordo com Bubista as novidades na convocatória “não são nada de novo” já que todos os 26 escolhidos são “habituais” da seleção nacional cabo-verdiana.

Notas para o regresso à seleção nacional, depois de longa paragem por lesão, do médio do Vitória de Guimarães de Portugal, Telmo Arcanjo e pela chegada de Rivaldo Morais, defesa do Farense, também da primeira liga portuguesa.

Lista alterada quatro vezes em quatro dias

Sobre a demora na divulgação dos convocados, Bubista explicou que só nos últimos quatro dias a convocação foi alterada quatro vezes.

“Nós últimos quatro dias a lista foi alterada pelo menos quatro vezes, devido a lesões ou por indicação dos clubes onde estes militam. Se não fosse por isso a lista estaria divulgada desde sexta-feira, como fazemos normalmente”.

Bubista sublinhou que ainda nenhum dos convocados está no país, mas chegam entre hoje à noite,7, e amanhã,8, de manhã.

Antes da partida de quinta-feira os Tubarões Azuis só terão dois treinos, algo que preocupa o selecionador nacional, mas este diz saber da qualidade que a seleção tem e lembrou que todos os selecionados “têm o costume de jogar juntos”.

Não existe adversário “teoricamente mais fraco”

Sobre o adversário para esta dupla jornada, o Botswana, Bubista diz que não existe adversário “teoricamente mais fraco”, apesar do Botswana ainda não ter pontuado, e espera uma equipa bastante forte, com uma defesa coesa e a jogar em contra-ataque.

Quanto aos Tubarões Azuis, Bubista realça que vão em busca dos seis pontos, com “muita humildade e respeito pelo adversário”, reconheceu que os jogadores podem chegar a este confronto desgastados pela quantidade de jogos que têm feito pelos seus clubes mas “há que ter fome de vitória, fome de querer vencer”.

“A nossa seleção é muito forte, temos um misto de juventude e jogadores mais experientes que torna o grupo coeso(…) sabemos da nossa qualidade e da responsabilidade de garantir os três pontos em casa”, afirma.

Questionado se as novidades vão figurar no onze inicial, Bubista salienta que “qualquer que seja onze terá muita qualidade e sei que os convocados estarão aptos a ajudar a equipa em qualquer momento”.

Jogo em casa esta quinta-feira, 10

Já nesta quinta-feira, 10 de outubro, às 15h, Cabo Verde recebe o Botswana em casa, no Estádio Nacional, na Cidade da Praia.

Cinco dias depois os Tubarões Azuis viajam ao Botswana, para disputar o segundo jogo, no Estádio Odeb Chilume, em Francistown, às 12h (horário de Cabo Verde).

Lista dos convocados

GR Bruno Varela – Vitória SC (Portugal)

GR Dylan Silva – FC Sportist (Bulgária)

GR Márcio da Rosa – Hebar (Bulgária)

DEF Edilson Borges ‘Diney’ – Al Bataeh (Emirados Árabes Unidos)

DEF João Paulo Fernandes – Sheriff (Moldávia)

DEF Jorge Xavier ‘Jojó’ – FC Vizela (Portugal)

DEF Kelvin Pires ‘Djack’ – SJK (Finlândia)

DEF Logan Costa – Villarreal (Espanha)

DEF Rivaldo Morais – Farense (Portugal)

DEF Roberto Lopes ‘Pico’ – Shamrock Rovers (Irlanda)

DEF Steven Moreira – Columbus Crew (Estados Unidos da América)

DEF Wagner Pina – Estoril Praia (Portugal)

M David Tavares – Gloria Buzau (Roménia)

M Deroy Duarte – Ludogorets (Bulgária)

M Jair Semedo ‘Yannick’ – FC Vizela (Portugal)

M Jamiro Monteiro – Zwolle (Países Baixos)

M Kevin Pina – FK Krasnodar (Rússia)

M Laros Duarte – Puskás Akadémia FC (Hungria)

M Telmo Arcanjo – Vitória SC (Portugal)

AV Dailon Livramento – Hellas Verona (Itália)

AV Fabrício Garcia – Estoril Praia (Portugal)

AV Jovane Cabral – Estrela da Amadora (Portugal)

AV Gilson Benchimol – Akron Togliatti (Rússia)

AV Hélio Varela – Gent (Bélgica)

AV Ryan Mendes – Kocaelispor (Turquia)

AV Tiago Correia ‘Bebé’ – Racing de Ferrol (Espanha)

Segundo lugar

Cabo Verde ocupa o segundo lugar do grupo C, com três pontos, os mesmos que a Mauritânia. O Egipto lidera com seis pontos e o Botswana, ainda não pontuou.

Os dois primeiros lugares qualificam-se para o CAN 2025 que será disputado em Marrocos.

PUB

PUB

PUB

To Top