Foi realizada na tarde de ontem, 01, no Salão Nobre do Paços do Concelho da Câmara Municipal do Sal, a abertura oficial do ano académico no ISAT. A oferta formativa inicial é composta por dois cursos de licenciatura, Gestão e Fomento do Turismo e Gestão e Planeamento da Aviação Civil, já com 40 estudantes selecionados.
As aulas terão início no próximo dia 10 de outubro.
De acordo com o ministro da educação, Amadeu Cruz, o ISAT foi pensado para o contexto económico da ilha, mas tem abrangência nacional, autonomia e uma gestão de proximidade e de qualidade.
Responder às demandas formativas
Segundo Amadeu Cruz, o instituto vai responder às demandas formativas da ilha e do país, mas, desde já, tem a missão de “servir da ponta avançada do processo de internacionalização do ensino superior cabo-verdiano”.
O governante sublinhou ainda que o Ministério da Educação está “firmemente empenhado” na implementação do programa que protagoniza uma educação de excelência propiciadora da construção de um perfil cosmopolita das novas gerações, com competências linguísticas e tecnológicas para interagir com o mundo.
O reitor da Universidade Técnica do Atlântico (UTA), João do Monte, aproveitou para declarar o compromisso da UTA, em “tudo fazer”, dentro das suas possibilidades para que esta jornada que ora inicia seja “coroada” de muitas conquistas.
Campus
O ISAT terá o seu Campus no edifício do antigo Hotel Atlântico em Espargos, mas enquanto prosseguem as obras para requalificação do edifício, a sede administrativa do ISAT vai ficar instalada no edifício do Ministério do Turismo e Transportes.
Nesse período, as aulas e atividades de investigação ocorrerão no edifício do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e no auditório do Clube do Académico do Sal.
C/ Inforpress