O Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD) anunciou hoje a abertura das inscrições para a “maior festa do artesanato e design de Cabo Verde”, a URDI, a ser realizada de 11 a 15 de dezembro em São Vicente. As inscrições para a Feira URDI 2024 iniciam hoje, 23 de setembro e decorrem até ao dia 28 de outubro.
A feira URDI estará de volta a São Vicente e à Praça Amílcar Cabral sob o lema “Reinterpretação da Matéria”, de 11 a 15 de dezembro de 2024. A feira é de livre acesso ao público.
Em comunicado a CNAD relembrou que somente os artesãos que tenham o Reconhecimento Profissional, selo “Created in Cabo Verde” concluído, podem participar.
Os artesãos de São Vicente podem se inscrever presencialmente no CNAD, já os dos restantes municípios podem dirigir-se às respetivas Câmaras Municipais.
A URDI, segundo a CNAD, visa a promoção e preservação do artesanato enquanto valor cultural e fator de dinamização da atividade económica, bem como estabelecer contactos entre o público, a classe artesã e demais criativos.
Prémio Djoy Soares
Em homenagem ao Mestre Artesão Djoy Soares, defensor e promotor de uma ideia de conjunto e partilha no sector da arte, a URDI 2024 lançou um prémio homónimo.
O prémio Djoy Soares para a Melhor Peça URDI 2024, desafia, segundo a CNAD, artesãos e designers com stand na Feira a “apresentarem uma peça da sua autoria, reflexo de uma nova dinâmica coletiva, capaz de contribuir para o impulso do artesanato e do design em Cabo Verde”.
A votação será feita pelo público na página do Facebook do CNAD.