PUB

Fogo

São Filipe: Vítimas de VBG passam a ter acesso a casa de acolhimento

A cidade de São Filipe, na ilha do Fogo, já conta com uma casa de acolhimento para as vítimas da violência baseada no género (VBG). A mesma tem capacidade para acolher oito pessoas, para um período máximo de seis meses, anunciou a presidente do ICIEG, Marisa Carvalho.

A presidente do Instituto Cabo-verdiano da Igualdade e Equidade do Género (ICIEG) indicou que a casa de acolhimento das vítimas de VBG é o resultado de um protocolo tripartido, celebrado esta sexta-feira, 20, entre a Câmara de São Filipe, ICIEG e Asde.

Batizado de Casa de Acolhimento Mamma Pina, trata-se de um projecto da organização não-governamental (ONG) espanhola Fundación Religiosos para la Salud (FRS) que vai trabalhar esta temática.

Melhorar acesso a recursos

A sua abertura aconteceu à margem do encerramento de uma formação de capacitação técnica das diferentes instituições que trabalham directamente com os casos de VBG na ilha do Fogo, enquadrado no projecto melhorar acesso aos recursos e cuidados de qualidade para mulheres e meninas vítimas de VBG no Fogo, Santo Antão e Santiago.

Uma formação que, segundo Marisa Carvalho, permitiu a uniformização do conhecimento, dos procedimentos e da articulação em prol da luta contra a VBG.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top