Desde o dia 11 de setembro, Cabo Verde participa, pela terceira vez consecutiva, na Olimpíada de Xadrez, que está a decorrer em Budapeste, na Hungria. O evento, considerado a maior competição mundial de xadrez, reúne equipas de diversos países, e Cabo Verde destaca-se com a participação de uma equipa absoluta, uma feminina e um árbitro.
Segundo nota enviada à nossa redação, muitos obstáculos foram ultrapassados além das adversidades enfrentadas para que Cabo Verde conseguisse estar “ao mais alto nível” para nesta Olimpíada.
Resultados
Equipa Absoluta:
Na primeira ronda, enfrentaram a equipa da Roménia, tendo perdido por 4-0. Já na segunda ronda, conseguiram somar os seus primeiros pontos, vencendo a seleção do Togo por 2-0.
No entanto, a equipa voltou a sofrer uma derrota na terceira ronda contra a “forte” equipa da Macedónia do Norte, também por 4-0, um resultado que, segundo a federação, “não foi surpresa”.
Na quarta ronda, a equipa mostrou resiliência, derrotando a Eritreia por 4-0, e, na quinta ronda, obteve uma vitória importante contra a equipa do Kosovo, com um resultado de 2,5 – 1,5, apesar de a seleção adversária ser considerada superior.
Atualmente, Cabo Verde ocupa a 83ª posição na classificação geral e prepara-se para a próxima ronda, que será contra a equipa que apadrinhou Cabo Verde na sua primeira Olimpíada em 2018, em Batumi.
Equipa Feminina:
A federação diz que por questões de logística, a equipa feminina de Cabo Verde só começou a competir a partir da segunda ronda. Nos primeiros três encontros, a equipa sofreu derrotas consecutivas, mas conseguiu uma vitória expressiva ao derrotar São Marino pela margem máxima. No ranking, que conta com 152 equipas, Cabo Verde ocupa atualmente a 147ª posição.
O árbitro
O árbitro internacional Francisco Carapinha, cabo-verdiano, foi designado para arbitrar a Competição Feminina, estando integrado no setor 4, que tem a responsabilidade de arbitrar os matches das mesas 17 a 31. Este setor, que segundo a federação é particularmente importante, uma vez que por ele passam equipas “muito fortes” e até candidatas ao título.