DESTAQUES
Eleições autárquicas marcadas para 01 de Dezembro
Começa “contra relógio” para conclusão de obras e inaugurações
A partir desta quinta-feira, 12, o governo e as câmaras municipais têm apenas 18 dias para apresentar resultados do seu desempenho com vista a atrair o voto nas eleições autárquicas de 01 de Dezembro. Código Eleitoral “oblige”.
Professores entre José Maria Neves e Ulisses Correia e Silva
Pedido do Governo para JMN reconsiderar o seu veto é inusitado
As relações já por si “azedas” entre o Presidente da República e o Governo tendem a agravar-se, ainda mais, com o veto de José Maria Neves ao decreto-lei que regula a carreira dos professores. Para já, prevê-se um início conturbado do novo ano lectivo, na próxima segunda-feira, 16. À luz do nosso sistema constitucional, o veto é “absoluto” e não há como recuar.
Aulas arrancam na segunda-feira, com 115 mil alunos e 7 mil professores
Um total de 115 mil alunos e cerca de sete mil professores são esperados, na segunda-feira, no arranque do ano lectivo 2024/25, num ano em que o Ministério da Educação pretende uma relação mais próxima e melhor coordenação nacional.
CAN 2025
Cabo Verde vence Mauritânia em noite de chuva e… apagão
A seleção nacional de Cabo Verde triunfou por 2-0 frente à Mauritânia, na segunda jornada do grupo C para as eliminatórias do CAN 2025. Ryan Mendes bisou, consolidando o título de maior goleador da história da seleção, com 20 golos.
De simpósio à música, iniciativas para celebrar Cabral
O Simpósio Amílcar Cabral, integrado nas comemorações do Centenário do nascimento de Amílcar Cabral, tem hoje o seu último dia, com os trabalhos a decorrerem em Bissau, esta quinta-feira, na iniciativa conjunta entre Cabo Verde e a Guiné-Bissau. Na abertura do evento, na passada segunda-feira, no Centro de Convenções da Uni-CV, na cidade da Praia, o Presidente da República José Maria Neves referiu-se a Amílcar Cabral como um património da Humanidade, destacando a sua luta incansável pela dignidade humana.
Portugal
Jovens cabo-verdianos adiam sonhos académicos em prol da sobrevivência
A migração de cabo-verdianos em busca de melhores condições de vida e oportunidades foi sempre uma realidade na história do país. Entretanto, actualmente, os jovens têm enfrentado desafios face a uma realidade diferente do que imaginavam: abandonar os estudos para conseguir sobreviver no exterior. O sociólogo Paulo Moniz explica as implicações sociais desse fenômeno para Cabo Verde.