Morreu hoje, na cidade da Praia, o Secretário de Estado da Economia Agrária, Miguel Moura. O governante, recorde-se, estava convalescente devido a uma doença, mas acabou por não resistir.
O malogrado era licenciado em Administração de Empresas, Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente e Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Vertente Economia e Planeamento dos Recursos Hídricos).
Entre os cargos que exerceu, destaca-se o de responsável do Laboratório de Análise de Água do Instituto Nacional de Investigação Tecnológica, Responsável do Laboratório de Análise de Qualidade da Água no Instituto Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos, Técnico Especialista I da Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS), Agência de que foi também Presidente do Conselho de Administração, e Assessor do Ministro da Agricultura e Ambiente para Recursos Hídricos e Saneamento.
Docência
Tinha, também, experiência como docente de Gestão de Projectos na Universidade de Cabo Verde e como Avaliador de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento no Ministério da Educação.
Foi, ainda, Membro do Comité de Pilotagem WASAG/FAO, Administrador não-Executivo do Fundo de Água e Saneamento e do Fundo do Ambiente e Presidente da Rede dos Diretores dos Recursos Hídricos e Saneamento da CPLP.
Miguel Moura integrou o Executivo nacional após a vitória do MpD nas Legislativas de 2021. Nascido a 6 de novembro de 1964, completaria 60 anos daqui a 2 meses.
Geremias S. Furtado