PUB

Sociedade

Cabo Verde marca presença na conferência anual da ADF

Cabo Verde participou da Conferência Anual do Fórum Africano das Pessoas com Deficiência (African Disability Forum – ADF), que ocorreu de 2 a 5 de setembro em Nairobi, Quênia. O evento reuniu organizações nacionais e sub-regionais de mais de 40 países africanos.

Conforme uma nota de imprensa enviada à nossa redação, Cabo Verde foi representado pela FECAD (Federação Cabo-verdiana das Associações de Pessoas com Deficiência). Também participaram da conferência representantes da Guiné Equatorial e de Moçambique, no âmbito dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa).

“As Pessoas com Deficiência no Mundo Pós-Pandêmico: Redefinindo o Desenvolvimento Inclusivo e a Agenda Humanitária em África”. Este tema é um marco importante nos esforços para promover a inclusão das pessoas com deficiência em todo o continente africano.

Inclusão, a meta 

Segundo a mesma fonte, a conferência contou com a forte liderança das Organizações das Pessoas com Deficiência (OPDs) e teve como objetivo delinear colaborativamente as questões prioritárias para a inclusão e desenvolver um plano de ação para abordar as lacunas existentes.

A conferência permitiu às OPDs fortalecerem suas redes, compartilhar estratégias e renovar seus compromissos para promover os direitos e as oportunidades das pessoas com deficiência na África. Durante o evento, também foi realizada a Assembleia Anual da ADF, na qual foram aprovados o relatório de atividades e o plano anual, além da eleição do novo comitê executivo para os próximos quatro anos.

No último dia da conferência, a ADF, em colaboração com a International Disability Alliance (IDA) e o Ministério Federal Alemão para o Desenvolvimento Econômico e Cooperação (BMZ), organizou uma Cimeira Regional sobre Deficiência. Este evento preparou o terreno para a Cimeira Global sobre Deficiência (GDS2025), que ocorrerá em Berlim.

PUB

PUB

PUB

To Top