A Federação Cabo-verdiana de Ciclismo (FCC) está a promover, pela primeira vez no país, uma formação de treinadores de ciclismo, ministrado por um técnico especialista da União Internacional Ciclista (UCI), a decorrer nas ilhas de Santiago e São Vicente.
O objectivo, de acordo com a federação, é capacitar futuros treinadores ao nível técnico-tático e fisiológico, com foco no desenvolvimento e no treinamento.
A iniciativa surgiu na sequência de uma candidatura apresentada pela FCC através do Comité Olímpico (COC) e é financiada pela Solidariedade Olímpica, em parceria com o Comité Olímpico Internacional (COI) e a UCI.
Rumo às provas internacionais
Com este curso, a FCC pretende criar um caminho que leve os atletas a competir, num futuro próximo, em provas internacionais, em campeonatos africanos e mundiais.
“Para tal é imperativo ter uma estrutura de treinadores capazes de experimentar experiências de outros países em competições do ciclismo”, declarou.
Por outro lado, pretende-se capacitar e trazer novas ferramentas para potenciar o desenvolvimento do ciclismo no país, com ênfase nos escalões juvenis.
30 participantes em dois grupos
O curso abrange os níveis 1 e 2, e acontece nas ilhas de Santiago e São Vicente, para até 15 participantes em cada grupo, oriundos de várias ilhas, incluindo participação feminina.
Na Praia, a iniciativa teve início na quinta-feira, 5, e decorre até 10 de Setembro. Segue-se depois Mindelo, entre 11 a 16 de Setembro.