A Presidência da República solicitou hoje a todos os partidos políticos, e a outras instituições, a não utilizarem as imagens do Presidente da República, José Maria Neves, para efeitos promocionais ou campanhas político-partidária.
Este apelo foi feito num comunicado emitido para esclarecer a situação relativa ao vídeo divulgado pela Câmara Municipal da Praia, nas redes sociais, contendo imagens e declarações do Presidente da República durante a inauguração da Casa da Cultura da República de Cabo Verde, em Paris, por ocasião dos Jogos Olímpicos 2024.
Presidência não foi consultada
“Em momento algum, a Presidência da República foi consultada ou informada sobre a produção deste vídeo. Consequentemente, não houve qualquer autorização por parte da Presidência para a utilização das imagens e declarações do Presidente da República, especialmente tratando-se de um vídeo de caráter promocional”, lê-se.
A mesma nota sublinha que o Presidente da República, enquanto Mais Alto Magistrado da Nação, “não representa nenhum partido político ou candidato”.
“A utilização não autorizada da sua imagem e declarações pode ser interpretada de forma errada e comprometer a imparcialidade que deve ser mantida”, apelam.
“O Presidente da República reitera o seu compromisso com a imparcialidade que deve nortear as ações do Mais Alto Magistrado da Nação enquanto arbitro e moderador do sistema político”, concluiu.
Geremias S. Furtado