As atividades para comemorar o centenário do pai da Nação Cabo-verdiana e Guineense, Amílcar Cabral acontecem durante todo o mês de setembro em países como Cabo Verde, Portugal, Senegal, Angola, Estados Unidos da América, Luxemburgo, Itália, Espanha e Países Baixos.
A Fundação Amílcar Cabral, sediada na ilha de Santiago, divulgou as atividades agendadas para marcar o centenário de Cabral e incluem debates, conferências, lançamento de livros e de selos, feiras, exposições, desporto, cinema, marcha e concertos musicais.
Já no domingo passado foi lançado, no Senegal, a obra coletiva “Amílcar Cabral: 50 ans aprés” — 1.º volume, e vão continuar com o XII Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, que começa na quinta-feira, na cidade da Praia, e que homenageia o pai das nacionalidades cabo-verdiana e guineense.
O encontro de escritores é organizado pela Câmara Municipal da Praia e pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), e também homenageia o poeta Luís de Camões.
Amílcar Cabral “vai estar” ainda no dia 07, sábado, na Festa do Avante, em Lisboa, Portugal.
No dia 12, vai acontecer, na Torre do Tombo, o primeiro encontro de escritores e artistas guineenses e o lançamento do livro “Cartas de Amílcar Cabral a Ana Maria: entre mi e ti houve amor”.
Simpósio internacional e placa comemorativa dos 100 anos do nascimento de Cabral
Em Cabo Verde, vão decorrer outras atividades, com destaque para o simpósio internacional, nos dias 09 e 10, na Uni-CV, na Praia, que vai contar com intervenções de mais de 50 investigadores que se têm dedicado ao estudo da vida e obra de Cabral.
O evento vai ser realizado também na Guiné-Bissau, nos dias 11 e 12, sempre com transmissão online.
No dia do centenário, 12 de setembro, às 09h locais (11h em Lisboa), o Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, vai depositar uma coroa de flores no memorial e descerrar uma placa comemorativa dos 100 anos do nascimento de Amílcar Cabral.
Os correios de Cabo Verde e Portugal lançarão, em conjunto, no mesmo dia, selos alusivos ao centenário.
Concerto por Cabral e exposição no Platô
Na cidade da Praia será realizada, ainda, um grande “concerto por Cabral”, no dia 14, de entrada gratuita, no largo que leva o seu nome, na Várzea, com atuação de Manú Reis, Cabo Verde Show, Karyna Gomes, Princezito, Jonathan, Hélio Batalha, Gá DaLomba, Amílcar Semedo e Cjey Patronato.
De 11 a 21 de setembro, vai decorrer na Praça Alexandre Albuquerque, no Platô, centro histórico da capital cabo-verdiana, uma feira, com exposição de 40 painéis sobre a vida e obra de Cabral, de pinturas, venda de artesanato e merchandising, tertúlias e haverá um palco com concertos com músicos mais jovens de Cabo Verde.
Haverá ainda um concerto pela paz, no Tarrafal de Santiago, e outras atividades de homenagem a Cabral nas ilhas de Santo Antão, São Vicente, Sal e Boa Vista.
Ciclo Paraíso no dia 13, em Portugal
A 13 de setembro, o Theatro Circo, em Braga, recebe o ciclo Paraíso, com artistas de variadas áreas artísticas – da literatura à dança contemporânea, da música à performance, proporcionando espetáculos e conversas sobre temáticas ligadas à história do movimento negro em Portugal, à vida e obra de Amílcar Cabral, e à inovação e tradição na música lusófona.
As comemorações do centenário do nascimento têm sido marcadas por diversos eventos académicos, culturais, políticos, desportivos, sociais em várias partes do mundo.
C/ País ao Minuto