O Fenway Park em Boston, Estados Unidos (EUA), acolheu, na última Quinta-feira, 29 de Agosto, o evento denominado “Capeverdean Night” que celebrou a riqueza cultural cabo-verdiana. Durante o jogo de Beisebol entre os Boston Red Sox e os Toronto Blue Jays, a noite destacou-se por festividades que evidenciaram a presença e as contribuições dos cabo-verdianos na região.
A “Capeverdean Night” foi, segundo relatou o cabo-verdiano, Omar Oliveira, uma oportunidade para os cabo-verdianos se reunirem e exaltarem a sua cultura.
Ainda segundo a mesma fonte, o evento atraiu grande quantidade de membros da comunidade, que foram para apoiar os Boston Red Sox e também fortalecer os laços com as suas raízes culturais.
Conforme os relatos, a atmosfera no estádio estava carregada de entusiasmo com um mar azul de torcedores cabo-verdianos vibrando nas arquibancadas.
Momentos marcantes
Um dos momentos mais marcantes da noite foi a distribuição de 2000 camisolas comemorativas dos Red Sox, decoradas com motivos inspirados na rica cultura cabo-verdiana.
Essas camisolas foram, segundo a nossa fonte, extremamente bem recebidas pelos torcedores, servindo como “um símbolo tangível do orgulho cultural e da união comunitária”.
Omar Oliveira destacou ainda que a iniciativa, muito mais do que promover os Red Sox, serviu também para ampliar a visibilidade da cultura cabo-verdiana num espaço tão icónico como o Fenway Park.
Músicas contemporâneas de Cabo Verde
Além do jogo, a noite foi animada por apresentações musicais de DJs locais, que trouxeram o som das músicas contemporâneas de Cabo Verde, fazendo com que todos se sentissem parte de uma grande celebração.
Antes do início da partida, figuras da comunidade cabo-verdiana foram homenageadas por suas contribuições significativas para a sociedade local.
A nossa fonte acredita ainda que uma colaboração com a recém-criada Federação Cabo-Verdiana de Beisebol e Softebol pode abrir portas para iniciativas conjuntas que promovam este desporto entre jovens atletas em Cabo Verde e na diáspora.