DESTAQUES
Governo engaveta nova Orgânica da Presidência da República
Não haverá Primeira-dama em Cabo Verde nos próximos tempos
Diante da onda de indignação que a questão do salário da Primeira-dama está a gerar entre os cabo-verdianos, o Governo não pretende, a breve trecho, apreciar em sede do Conselho de Ministros este assunto, de modo a encaminhá-lo para o Parlamento, que é o órgão que tem competência para a sua aprovação. Por isso tão cedo Cabo Verde não terá um estatuto para a Primeira-dama.
França
Cabo-verdiano mata policial em tentativa de fuga
Um cabo-verdiano encontra-se a braços com a justiça francesa, após ter atropelado, mortalmente, um policial na cidade Mougins, sul da França, na segunda-feira,26. Segundo informações avançadas pela imprensa gaulesa, o indivíduo, cabo-verdiano em situação legal e cuja identidade não foi revelada, partiu para cima da vítima, que o havia mandado parar numa operação.
Cada turista gastou cerca de 6.625 escudos por dia em Cabo Verde
Cada turista que visitou Cabo Verde em 2023, gastou, em média, 6.625 escudos, por dia. Estes valores constam do Inquérito aos Gastos e Satisfação dos Turistas 2023 divulgado recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Os alemães são os que mais gastam e os turistas homens também deixam mais dinheiro no país que as mulheres. Contudo, a maioria dos visitantes do arquipélago são mulheres.
São Vicente
O desafio de tirar o pão da terra numa ilha sem água para a agricultura
Em São Vicente, ilha onde a agricultura é predominantemente de subsistência, a cada ano, pelas chuvas, os lavradores enfrentam o drama de como reter e aproveitar a água, evitando que ela corra toda para o mar. A criação de um “centro de expurgo”, que permita a certificação dos produtos locais e a sua comercialização em outras ilhas, afigura-se como alguns dos desafios para quem, quotidianamente, persiste em viver da lavoura na ilha do Porto Grande.
Qualificação CAN 2025
Bubista privilegia estabilidade na lista de 24 convocados
Sem novidades na convocatória, o seleccionador nacional de futebol, Bubista, prepara os Tubarões Azuis para o duplo compromisso do grupo C de qualificação para a Copa de África das Nações (CAN) 2025, em Marrocos. Egipto e Mauritânia são os primeiros adversários do combinado nacional nas próximas datas FIFA.