PUB

Desporto

Começam hoje os Jogos Paralímpicos Paris 2024

Os Jogos Paralímpicos Paris 2024 são realizados entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro. Cabo Verde estará representado pelos atletas Marilson Semedo, em lançamento de dardo, e Heidilene Oliveira e seu guia Jailson Oliveira, no atletismo, em 100 e 200 metros livres.

Marilson Semedo, atleta amputado de um membro inferior (F57), vai ser o primeiro atleta cabo-verdiano a entrar em ação já no dia 31 de Agosto.

Marilson competirá na prova de lançamento de dardo, onde detém a marca de 38.20 metros, mas prometeu superar a marca.

Recorde-se que Marilson é o atual número dois no Ranking africano.

Já Heidilene Oliveira, atleta de baixa visão (T-12), acompanhada do seu guia Jailsom Oliveira, vai competir nos 100 e 200 metros livres.

Recorde-se, igualmente, que Heidilene chega a Paris com o estatuto de Medalha de Ouro dos 100 metros no World Para Athletics Grand Prix Series, realizado em Abril último em Marraquexe (Marrocos).

Luta por medalhas

Os responsáveis do Comité Paralímpico Cabo-verdiano (Copac) dizem que lutar pela conquista de medalhas não está descartado, mas avançam que os atletas vão entrar em cena sem pressão, alegando que, acima de tudo, os atletas paralímpicos crioulos vão fazer tudo para representar o país com dignidade.

As primeiras medalhas saem no dia 29, enquanto as últimas serão distribuídas a 8 de setembro, quando também acontecerá a cerimónia de encerramento.

A delegação paralímpica que representa Cabo Verde nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 é composta por oito integrantes, chefiada por Orlandinho Mascarenhas.

Os Jogos Paralímpicos Paris 2024, que já vão na sua XVII edição, contam com o envolvimento de 185 Comités Paralímpicos Nacionais, 22 modalidades desportivas, totalizando 549 eventos num universo de 4.400 atletas, do qual se esperam mais de três milhões de espectadores nos 11 dias de competições em 18 locais.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top