A Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde, em parceria com a Câmara Municipal da Praia, promove o I Diálogo sobre Educação Ambiental com Rabidantes como parte do Festival Internacional de Filmes para Ação Climática do Atlântico.
O evento acontece esta terça-feira, 27 de agosto, às 16h00, no Centro do Empreendedorismo da Praia – Parque 5 de julho.
Segundo uma nota de imprensa enviada a esta redação, o evento visa criar um espaço de reflexão sobre a importância de manter a cidade capital limpa, tanto para a saúde pública quanto para o bem-estar social.
Importância das rabidantes para a acção climática
Por exemplo, segundo os promotores, as Rabidantes têm a tarefa de preservar o ambiente da cidade e trabalhar em conjunto com o poder público. Além de exigir que os governantes realizem a coleta regular de lixo e o tratamento adequado dos resíduos, as Rabidantes devem adotar, também, práticas responsáveis.
Isso inclui não descartar lixo nas ruas, adotar a reciclagem e a reutilização, e reavaliar a gestão de resíduos em seus comércios.
A limpeza urbana é essencial para a saúde pública. Nesse contexto, a organização defende que a Educação Ambiental para as Rabidantes é fundamental para promover uma atuação consciente em seus negócios, incentivando mudanças de comportamento que beneficiem tanto o meio ambiente quanto a sociedade.
Sobre o FIAC
O FIAC define-se como um festival de cinema e ação climática que visa unir cineastas e criadores com especialistas de clima dos países europeus, africanos, norte-americanos e sul-americanos, banhados pelo Oceano Atlântico.
Conforme a organização, por meio de uma mostra com exibição gratuita de produções audiovisuais, de curtas, médias e longas-metragens, nos géneros documentário e animação, o festival ambiciona construir massa crítica para possibilitar uma análise informada e influenciar novos comportamentos de cidadãos, empresas e governos, contribuindo para a resiliência, sustentabilidade e a regeneração da vida no planeta.
A ideia deste festival foi lançada em 2022, na cidade da Praia, em Cabo Verde, com a realização da primeira Mostra Internacional de Filmes Ambientais do Atlântico, realizada de 1 a 5 de junho de 2022.
LS