Rutte Cardoso Andrade, cabo-verdiana residente no Brasil foi distinguida com o `Prémio de Líderes Emergentes de África` na Conferência Internacional e Gala de premiação que ocorreu no dia 09 de agosto, em Acra, no Gana. A Africa Emerging Leaders Conference and Awards reconhece a agência de líderes emergentes que estão a contribuir nos vários domínios no processo de transformação em África e suas diásporas.
A escritora e pesquisadora Rutte Cardoso Andrade nasceu e cresceu em Achada Baleia, no litoral do Concelho de São Domingos, Ilha de Santiago. É Doutora em Ciências Sociais, pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Ciências Sociais e graduação em Filosofia.
É Professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, desenvolve pesquisas afrocentradas com atuação nos países da África Lusófona em especial Guiné-Bissau e Angola. Também tem colaborado com o Centro de Estudos Africanos da Penn State University nos Estados Unidos e a Universidade de Santiago em Cabo Verde.
Em março de 2024, participou na organização do III Encontro de Jovens Investigadores da CPLP realizado pelo Centro de Estudos sobre África da Universidade de Lisboa, que ocorreu no Centro de Ciências de Luanda, CCL. Também participou do VIII Encontro Internacional de Mulheres Negras Urbanas e Quilombolas organizado pela Sociedade Protetora dos Desvalidos, em Palmares, no Estado de Alagoas, Brasil.
Esse evento, que também contou com a participação de estudantes guineenses, moçambicanas e angolas, teve como pauta Cooperação Técnica Educacional entre Brasil e os Países Africanos de Língua Oficial Africana, com ênfase no projeto político e pedagógico da UNILAB, considerando o compromisso político do Brasil no enfrentamento do racismo estrutural e a reparação histórica.
Atualmente é Coordenadora Geral do Centro de Estudos Africanos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, no Estado da Bahia. Desenvolve pesquisa em Educação Afrocano-centrado, Gênero e Justiça Reprodutiva e Antropologia Africana. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negro, ABPN e CODESRIA.
Em 2023 foi distinguida com o prémio Pan-Africano de Excelência em Pesquisa e Impacto Social, na 8.a Edição da Gala ‘Pan-African Humanitarian – Summit & Awards 2023’, que decorreu no mês de novembro em Dakar.