As escolas básicas de Monte Grande, Curral Grande, Ponta Verde e Pé do Monte, no município de São Filipe, na ilha do Fogo, terão novas infraestruturas sanitárias e coninhas reabilitadas dentro de sete meses. A ação está incluída no pacote da Infraestruturas de Cabo Verde (ICV) para a Região Fogo/Brava e contempla um total de nove estabelecimentos de ensino.
Além das obras já anunciadas, serão alvo de obras de reabilitação mais três escolas nos Mosteiros e dois da Brava.
O acto de consignação da empreitada foi assinado hoje entre a Infraestruturas de Cabo Verde (ICV) e as empresas vencedoras do concurso público.
De acordo com o gestor da obra da ICV, Michael Rodrigues, as obras incidirão nas cozinhas e nas casas de banho e será acrescentada uma casa de banho para pessoas com mobilidade reduzida e o número de casas de banho o que vai depender do número de alunos das escolas, e sublinhou que a média é de 25 alunos por banheiro.
Melhores condições
A mesma fonte avança que as quatro escolas de São Filipe foram escolhidas de acordo com o grau de degradação das instalações sanitárias e das cozinhas porque, explicitou, o orçamento não permitiu contemplar todas as escolas e a ideia é dar mais conforto aos profissionais e aos alunos das escolas.
Outra novidade é a substituição das telhas de fibrocimento com amianto que é um material cancerígeno e neste projecto as cozinhas e casas de banho cobertas por este tipo de material vai ser alvo de remoção e substituição por telhas fibrocimentos sem amianto.
O delegado do Ministério da Educação em São Filipe, Emanuel Barbosa, disse que o projecto vai melhorar as condições das cozinhas e casas de banho e constitui uma reivindicação antiga e com impacto directo, sobretudo, em termos de saúde.
O projeto conta com o financiado da Luxdev. Além da ilha do Fogo contempla ainda as ilhas de Santo Antão, Santiago Norte e Sul, Maio e Brava num total de 52 escolas.
C/ Inforpress