A rapper cabo-verdiana Stilmely quer conquistar o cenário musical cabo-verdiano com mensagens “ousadas” de empoderamento feminino e de demostração do “valor da mulher”.
Nascida e criada em Pilão Cão, município de São Miguel, Melany de Brito Martins, de nome artístico de Stilmely, foi influenciada desde criança pelo seu pai, que a introduziu aos géneros musicais Hip Hop, RAP, Rock e Pop.
“Desde pequena, tem uma energia vibrante, sendo uma menina alegre, dançante, educada, ousada e com uma alta autoestima, apesar de ter sofrido bullying na infância pelo seu jeito de ser”, refere a agência Terra Longe, em nota enviada ao A Nação.
Por esse motivo, frisa a mesma fonte, a artista ambiciona focar-se em mensagens ousadas relacionadas com a liberdade de ser mulher, empoderamento e nas capacidades que todas têm para conquistar o que desejam.
Regresso
Entrou no mundo da música na adolescência, mas, devido a alguns problemas pessoais e familiares, teve de afastar-se da cena musical.
Contudo, nove anos depois, esta jovem cantora, que atualmente reside em Portugal, regressou, adotando uma abordagem multifacetada num estilo musical vibrante que funde Pop e RAP/Hip Hop.
O seu primeiro single, intitulado “Bandidu sta tudu ladu”, foi lançado em parceria com duas colegas de escola, quando tinha apenas 16 anos.
No seu regresso à música, lançou “Deus Txoman” e, mais recentemente, “Nu ka sta trivida”, que já conta com mais de 2 mil visualizações no YouTube.
Para além da música, Stilmely nutre uma paixão “insaciável” pela dança e moda. É licenciada em Artes e Design e mestre em Empreendedorismo e Inovação.