PUB

Santiago

Do sonho de ser médico, ao trabalho em prol das pessoas com deficiência

Marciano Monteiro, mais conhecido por Monteiro, é um cabo-verdiano natural da ilha de Santiago que viu-se obrigado a abrir mão do sonho de ser médico por causa da sua deficiência visual. Hoje é presidente da ADEVIC, Associação dos Deficientes Visuais de Cabo Verde, e dedica o seu tempo em prol das pessoas com a mesma condição.

Com o desejo de ajudar os colegas e retribuir a ajuda que lhe foi dada, Marciano Monteiro decidiu candidatar-se para a presidência da ADEVIC, para assim poder ajudar a associação na luta pelos direitos das pessoas com deficiência visual no país.

Antes de ser eleito pelos membros da ADEVIC, já trabalhava na associação como assistente social, indicado pelo então Ministério das Infraestruturas e dos Transportes, onde trabalhou como telefonista.

“Eu sempre sonhei em dar a minha contribuição e o que me levou a ser presidente da ADEVIC foi o compromisso que tenho para com a associação e para com os meus colegas que também me ajudaram dentro da Instituição”, referiu.

O sonho da medicina

Monteiro conta que, na infância, alimentou o sonho de ser médico. Porém, por causa da sua deficiência visual, viu o seu sonho tornar-se impossível de se concretizar.

No entanto, não desistiu de alcançar outros desígnios. Conseguiu estudar através do sistema Braille e concluiu a quarta classe.

Mais tarde, segundo conta, deu continuidade aos seus estudos e hoje é formado em  Serviços Sociais, pela Universidade Jean Piaget de Cabo Verde.

Como presidente da ADEVIC, acredita que o melhor caminho para a inclusão é através da educação e da música, onde “podemos expressar os nossos sentimentos”.

Adjamir Braga (Estagiário)

PUB

PUB

PUB

To Top