Afreecana, a primeira cervejaria artesanal de Cabo Verde, em colaboração com a Brockton Beer Company, dos Estados Unidos, lança no próximo dia 18 deste mês, uma nova marca de cerveja, a “BeerFot Diva”. Uma cerveja feita a partir de mandioca.
Keven Gonçalves, fundador da primeira cervejaria artesanal de Cabo Verde, a Cervejaria Afreecana, com sede na Assomada, encontra-se nos Estados Unidos para o lançamento, no próximo dia 18, da sua nova marca de cerveja – a “BeerFot Diva”.
Em entrevista ao A NAÇÃO, o jovem de 32 anos, natural de Santa Catarina, conta que o lançamento dessa nova marca, a partir dos EUA, resulta de uma parceria com a Brockton Beer Company, uma cervejaria artesanal que localizada em Brockton, Massachusetts.
A ideia é promover cerveja em ambos os mercados e, no caso dos EUA, alcançar um público mais amplo. O lançamento acontece assim, em Brockton, cidade com uma grande comunidade cabo-verdiana.
“BeerFot Diva”, uma cerveja de mandioca
“A proposta surgiu de um contacto que fizemos com a Brockton Beer Company após uma pesquisa sobre a existência de cervejarias em Brockton, onde, desde o início, mostraram-se muito entusiasmo nessa possibilidade”, explica Gonçalves sobre a cerveja artesanal que será produzida a partir de mandioca.
“Escolhemos utilizar a mandioca nessa produção com o principal intuito de promover ainda mais a sua produção em Cabo Verde, assim como mostrar a sua importância na nossa cadeia alimentar”, justifica referindo que a parceria combina a experiência da Afreecana na produção de cerveja artesanal com a rica matéria-prima característica de Cabo Verde.
Uma cerveja em homenagem os emigrantes
Nesta colaboração entre Cabo Verde e os EUA, o nosso entrevistado avança que a Brockton Beer contribuirá significativamente com recursos e conhecimentos técnicos, enquanto a Afreecana vai assegurar o sabor autêntico e os ingredientes locais do arquipélago.
“O objectivo é criar uma cerveja que homenageia os emigrantes cabo-verdianos, celebrando a sua força e resiliência ao viver longe da sua terra natal. Esta parceria simboliza também a união de culturas e o reconhecimento dos desafios e conquistas dos cabo-verdianos nos Estados Unidos”, explica o jovem que se diz ansioso para partilhar este produto que considera “único e significativo”.
Inovar sempre…
Keven Gonçalves afirma que desde a fundação da Afreecana em 2018, a marca tem procurado sempre inovar. “Procuramos sempre inovar seja através dos sabores únicos que desenvolvemos, dos processos de produção que aprimoramos ou das parcerias estratégicas que estabelecemos. Estamos constantemente à procura de novas formas de surpreender e satisfazer os nossos clientes”, garante.
Sendo assim afirma que o negócio tem crescido de forma consistente estando todos os envolvidos “entusiasmados com o futuro”.
Mais de seis linhas de cerveja com frutas e especiarias cabo-verdianos
Além do “BeerFot Diva”, com rótulo do artista plástico cabo-verdiano Helder Cardoso, sabor à mandioca, a Afreecana conta com mais seis linhas de produção: “Bidjogo” com sabor a manga, “Rabeladuz” de caldo de cana, “Badia” a partir de bissap, “Zulu” com tambarino, “Baía” com milho de terra e “Mandinga” com café do Fogo.
“Além destas, também produzimos lotes especiais, como a cerveja de morango, em homenagem às mulheres, e a de maracujá, que é especialmente apreciada durante o verão”, acrescenta Gonçalves avançando que dentre os sabores, os mais populares são as cervejas de manga, bissap e caldo de cana.
Contudo, entre todos esses sabores, “a cerveja de maracujá destaca-se como uma das favoritas, especialmente na época festiva, devido ao seu sabor refrescante e tropical. No entanto, todos os nossos sabores têm uma boa aceitação e são bastante apreciados pelos nossos clientes”.
O nosso entrevistado garante que os sabores da cervejaria artesanal Afreecana refletem a riqueza dos ingredientes locais e revela que há novidades pelo caminho.
“Temos algumas novidades em preparação que acreditamos irão agradar bastante aos nossos apreciadores”, adianta sem avançar mais detalhes sobre a nova produção após “BeerFot Diva” que será lançada na próxima semana, a partir dos Estados Unidos.
Público e ercado diversificado
Quanto ao mercado, afirma que desde o lançamento dos produtos da Afreecana, esta conta com público diversificado, incluindo tanto nacionais como turistas. “Inicialmente, focamo-nos na ilha de Santiago, mas temos vindo a expandir a nossa presença. Actualmente, estamos também presentes nas ilhas do Sal e São Vicente, onde temos tido uma recepção muito positiva”, explica referido que a nível internacional têm presença no Senegal.
“Estamos continuamente a trabalhar para levar a nossa cerveja artesanal a mais locais e continuar a partilhar a qualidade e o sabor autêntico da Afreecana com um público cada vez mais amplo”, conclui o jovem santacatarinense licenciado em engenharia Química e Biológica e mestre em Química Tecnológica e Ambiental.