O Diretor-Geral da ONG Santé Diabète, Stéphane Besançon, está em Cabo Verde para avaliar a prevalência da diabetes e as abordagens de tratamento no país, considerando o contexto do desenvolvimento econômico e turístico.
Segundo uma nota do ministério de Saúde, a visita decorre até amanhã,16 de Agosto, e tem como objetivo a troca de informações e a visita a diversas estruturas de saúde, tanto a nível central quanto regional, abrangendo atenção primária e secundária.
Nesta quarta-feira, 14 de agosto, a equipa visitou a Região Sanitária de Santiago Norte (RSSN) para analisar as condições, práticas e desafios na gestão da diabetes na região. A visita incluiu a Delegacia e o Centro de Saúde de Santa Catarina.
A agenda da visita incluiu uma reunião de cortesia com a Ministra da Saúde, um encontro técnico com a Direção Nacional da Saúde, uma visita à Delegacia de Saúde da Praia e ao Centro de Saúde de Achada Traz, além de uma visita ao Hospital Universitário Dr. Agostinho Neto.
Sobre a Santé Diabète
A Santé Diabète é uma organização não governamental fundada em 2001 para abordar a falta de acesso aos cuidados para pessoas com diabetes na África e a negligência desta emergência de saúde por parte dos atores do desenvolvimento global.
Inicialmente ativa no Mali, a Santé Diabète expandiu suas ações para Burkina Faso, Comores e França (sede da organização), com equipes permanentes em cada país e uma rede de mais de 200 parceiros locais e internacionais.
Leliane Semedo – Estagiária