A localidade de Rincão, em Santa Catarina de Santiago, conta, a partir de hoje, com a orla costeira totalmente requalificada. A inauguração da obra iniciada em 2020 acontece esta terça-feira, 06, às 16h e contará com a presença do Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e da edil Jassira Monteiro. A obra conta ainda com dois monumentos de homenagem a Mamazinha Ferreira e às vítimas da tragédia do metanol.
A obra, orçada em mais de 30 mil contos, conta com calcetamento em pavê, um miradouro, um fitness park, aproveitamento de uma piscina natural, trilhas para passeio e caminhada, quiosques e uma praça.
A requalificação contempla ainda dois monumentos de homenagem, um em memória de Mamazinha Ferreira, um nome importante do ferro e gaita e da luta das mulheres e outro em memória das vítimas da tragédia do metanol, ocorrida em 1986.
Durante a inauguração será servido um almoço tradicional no quiosque da praça e realizado uma tarde cultural com participação das Batucadeiras Herdeiros de Mamazinha Ferreira e também de Benvindo e Nola. Antes disso, às 16h15 e 16h30 é inaugurado o memorial de homenagem a Mamazinha Ferreira e às vítimas da tragédia do metanol, respetivamente.
Atraso devido à pandemia
Recorde-se que a obra foi iniciada em 2020 e segundo a edilidade santa catarinense foi “parada algumas vezes por razões alheias à autarquia”, justificadas pelos impactos negativos da pandemia da covid-19.
A obra de requalificação da Orla Costeira de Rincão foi financiada, em parte, pelo Fundo do Ambiente, por recursos da Câmara Municipal e, no que respeita ao calcetamento, pelo Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA).