O pugilista internacional cabo-verdiano David Pina defronta hoje o zairense Patrick Chinyemba nos Jogos Olímpicos de Paris’2024, combate de acesso às meias-finais na categoria -57 quilogramas.
O atleta crioulo, de 27 anos diz estar focado e determinado em conquistar a primeira medalha olímpica para Cabo Verde na disputa agendada para às 21:04 locais (18:04 de Cabo Verde).
Trata-se de uma luta entre dois “boxeurs” referenciados que já se enfrentaram nos Jogos Olímpicos de Tóquio’2020, assinalado pelo triunfo do zairense.
Muito melhor preparado
O pugilista de Santa Cruz de Santiago disse que se encontra muito melhor preparado, “físico, técnico e psicologicamente” e que está a ser orientado por um treinador de nível, pelo que aposta na sua continuidade na prova, independentemente do valor do adversário.
Até porque David Pina está moralizado com a primeira vitória de sempre de Cabo Verde nos Jogos Olímpicos, registado na sua estreia diante de um tailandês, resultado que garantiu o primeiro diploma de Cabo Verde nos Jogos Olímpicos.
Vitórias iguais na estreia
Os dois pugilistas vêm de uma vitória por 4-1 em jogos de estreia, nas oitavas-de-final. O cabo-verdiano David Pina eliminara o tailandês, Thitsan Panmod, ao passo que o zairense deixara pelo caminho o indiano Amita Panghai.
De acordo com o Comité Olímpico Cabo-verdiano, “no boxe duas medalhas de bronze são atribuídas, sendo assim só a passagem à semifinal já garante uma medalha de bronze”.