A praia de Boca Bala, na Gamboa, apresenta novas infraestruturas e acessibilidades que a tornam um espaço inclusivo e atractivo para a prática de desporto e lazer. A obra, orçada em 22 mil contos, foi inaugurada pelo edil Francisco Carvalho, no dia 20 de Julho.
“O que fizemos aqui foi a requalificação desta praia. Introduzimos aqui os balneários, introduzimos a parte da bancada, lado, para mais para baixo, introduzimos também aqui a parte verde. E há uma parte interessante que é o acesso para pessoas que têm deficiência. Portanto, esta é uma praia que agora é uma praia inclusiva, porque também as pessoas, os cadeirantes, podem ter acesso até o areal da praia”, afirmou Francisco Carvalho à imprensa.
Para o autarca, com a requalificação, a praia de Boca Bala surge como uma alternativa para a prática de desporto e lazer na capital.
“Significa exatamente mais um espaço atractivo, mais um espaço disponível para que os praenses possam usufruir aqui deste espaço, porque nós todos sabemos, e os praenses, os cabo-verdianos gostam muito de praia, e esta praia tem todas as condições para ser frequentada e ainda por cima agora para o reforço da prática desportiva”, disse.
Francisco Carvalho anunciou ainda a instalação de iluminação no local e a criação de um programa de actividades desportivas para dinamizar o espaço durante todo o ano, em especial por altura do verão, nomeadamente, o Gamboa Games.
“Nós vamos ter iluminação, vamos criar um programa, vamos dinamizar o espaço, de modo a termos jogos aqui durante todo o ano, e não apenas o Gamboa Games, que é a Câmara Municipal que organiza anualmente. O que nós vamos fazer aqui, a direcção de desporto da Câmara, vai dinamizar este espaço, vai criar uma programação de modo a termos sempre aqui desporto nesta praia de Boca Bala”, sustentou.
Apelo ao cuidado
O autarca apelou aos munícipes, no sentido de cuidarem desta infraestrutura, que inclusive já comporta alguns pilares com várias mensagens de apelo à preservação do espaço.
Por seu turno, o vereador da Acção Social, Juventude e Desporto, Fernando Pinto, apelou para que o espaço seja uma obra “da Praia, de Cabo Verde e do mundo”, apelando igualmente aos usuários, dos quais jovens, desportistas, fazedores de Cultura e da Cidade, a usufruírem da obra com “muito respeito, amor e para coisas boas”, de modo a transformar a Cidade da Praia num lugar aprazível e acolhedora.
Cara nova
A obra orçada em 22 mil contos fez com que a praia de Boca Bala esteja equipada com iluminação artificial, bancadas, balneários, espaços verdes e, ainda, contempla uma rampa desde a entrada até à beira-mar, destinada a pessoas com deficiência. Antes, nas administrações anteriores, por várias vezes se tentou “modernizar” o local como espaço de desporto e lazer, sem grandes sucessos, diga-se. Com a remodelação ora inaugurada, sem dúvida, que a cidade da Praia e os praienses passam a dispor de um novo equipamento desportivo.
Geremias S. Furtado
Publicado na edição nº 882 do Jornal A Nação, do dia 25 de Julho de 2024