A localidade de Monte Trigo, no Porto Novo, Santo Antão, vai receber um projecto que inclui a dessalinização da água do mar e o reforço da energia eléctrica, através do alargamento da central fotovoltaica local.
Conforme avança a Inforpress, a informação partiu do subcoordenador do programa de valorização turística e ambiental, Pedro Rocha, que informou que, além de arruamentos e melhoria das habitações, o projecto inclui ainda a resolução do problema de qualidade de água através da dessalinização e o alargamento da central fotovoltaica.
Segundo a mesma fonte, a população do Monte Trigo tem vindo a queixar-se da má qualidade da água para consumo e tem estado a alertar para a necessidade de investimentos na central eléctrica local com vista à reposição do fornecimento da luz eléctrica durante 24 horas por dia.
Incapaz de satisfazer a demanda
A central fotovoltaica, com potência instalada de 40 kWp, não tem conseguido atender às necessidades dessa comunidade, pretendendo o Governo reforçar a potência instalada da central eléctrica para 100 kWp.
O projecto integrado do Monte Trigo, anunciado pelo Governo há já alguns anos, consiste na melhoria da luz eléctrica, na instalação da unidade de dessalinização de água do mar com capacidade para 25 metros cúbicos/dia e na melhoria de saneamento.
C/Inforpress