PUB

Política

Morreu o antigo ministro e deputado Lívio Lopes

Faleceu, na noite desta sexta-feira, na Cidade da Praia, o antigo deputado nacional e ministro da Administração Interna Lívio Lopes. O Presidente da República já manifestou pesar pela partida de “um amigo e companheiro de muitos combates”.

Foi deputado do Partido Africano para a Independência de Cabo Verde (PAICV), eleito nas Legislativas de 2001 e ministro da Administração Interna, a partir de 2007.

“Conheci-o, desde 2000, no quadro da preparação das listas para as eleições legislativas de 2001, em São Filipe – Fogo. Ficamos amigos. Eleito Deputado, distingue-se pelo trabalho, pela honestidade intelectual e pela elevada estatura ética. Em 2007, convidei-o para Ministro da Administração Interna, cargo que desempenhou com competência e enorme sentido de estado”, refere o PR e antigo chefe do Governo, José Maria Neves.

De acordo com o Chefe de Estado, Lívio Lopes deu um enorme contributo para a institucionalização da Polícia Nacional e pela definição das grandes linhas orientadoras da segurança interna.

Destacou-se ainda, como deputado, no processo de Reforma do Parlamento, tendo publicado um livro sobre a matéria.

Perfil

Jurista de profissão, estaria também a preparar um livro sobre a criminalidade em Cabo Verde.

“Um jurista, um homem da cultura e um cidadão engajado, um destacado foguense, com quem tive a oportunidade de privar de perto.

Muito triste com esta partida, pela pessoa que é, pela sua dimensão ética e pelo seu envolvimento com as causas justas e o bem comum”, lamentou José Maria Neves.

Lívio Lopes era natural de Patim, São Filipe, ilha do Fogo. Além de jurista, especialista em assuntos parlamentares, foi também compositor musical.

PUB

PUB

PUB

To Top