Foi oficialmente aberta, na noite desta sexta-feira, os Jogos Olímpicos de Paris 2024, nos quais participa a maior delegação de sempre de Cabo Verde, composta por sete atletas.
Integram a equipa olímpica os atletas Samuel Freire (atletismo), Jayla Pina (natação), José Tati (natação), Nancy Moreira (boxe), David Pina (boxe), Victor Alvares d’Oliveira (esgrima) e Djamila Correia e Silva (judo).
A maior delegação de sempre de Cabo Verde nos Jogos Olímpicos, na França desde 12 de Julho, procura trazer ao país a sua primeira medalha olímpica.
Seguir a competição à distância
Esta sexta-feira, enquanto decorria a abertura oficial dos jogos, o Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) organizou, na Cidade da Praia, a demostração de um conjunto de actividades culturais e desportivas, de várias modalidades, enquanto declaração de apoio à equipa cabo-verdiana em Paris.
“Fizemos um trabalho árduo de quatro anos, que está a culminar agora com a abertura dos Jogos Olímpicos e o primeiro objectivo é representar a nossa nação da melhor forma possível. A seguir vem a competição, é entrar sempre para vencer, mostrar a raça do cabo-verdiano e o ser africano”, afirmou, à TCV, o representante da COC, Herídson Resende.
Do lado do público e atletas participantes da iniciativa, as expectativas também estão altas, com confiança num bom desempenho da equipa cabo-verdiana.
A abertura oficial dos Jogos Olímpicos Paris 2024 contou com um desfile, no Rio Sena, de 85 barcos, com mais de 6800 atletas, de 205 delegações, entre as quais a cabo-verdiana.