PUB

Sociedade

Diretor-Geral da FAO visita Cabo Verde para reforço da colaboração

O Diretor-Geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Qu Dongyu, visita as ilhas de Santiago, Santo Antão e São Vicente, de hoje, 25, a 28 de julho de 2024. A visita surge como resposta a um convite feito pelo Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva.

Recorde-se que o Presidente da República decretou a condecoração à FAO com o primeiro grau da Ordem Amílcar Cabral em reconhecimento ao seu “inestimável contributo” no desenvolvimento de Cabo Verde.

A distinção será entregue pelo Primeiro-Ministro, em representação do Chefe de Estado, esta quinta-feira, 25, no Palácio do Governo, na cidade da Praia.

De acordo com o executivo, o momento é “crucial” para reforçar “ainda mais” a colaboração de quase 50 anos entre a FAO e o Governo de Cabo Verde.

“Trata-se de uma oportunidade para rever as realizações do passado, aproveitar os sucessos e os esforços para erradicar a pobreza, acabar com a fome e a desnutrição e reduzir as desigualdades” enfatiza o Governo de Cabo Verde.

Conferência na Praia e diálogo em São Vicente

Qu Dongyu visitará, além de Santiago, as ilhas de Santo Antão e São Vicente, onde terá vários momentos para conhecer no terreno, projetos e programas da FAO nos domínios da Agricultura, Pecuária, Economia Azul, Pescas, Aquacultura, entre outros.

Na cidade do Mindelo será realizado o evento “Diálogo sobre Economia Azul” , enquanto na cidade da Praia será realizado a conferência “Acelerar a transformação dos sistemas agro-alimentares nos SIDS”.

Fazem parte da comitiva altos responsáveis da FAO, como Maria Helena Semedo, sendo que esta será a sua última missão enquanto Diretora-Geral Adjunta da FAO, Maximo Torero, Economista-Chefe da FAO, Ye Anping, Diretor da Divisão de Cooperação Sul-Sul e Triangular (PST) e Angélica Jacome, Diretora do Escritório dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS), Países Menos Desenvolvidos (LDCs) e Países em Desenvolvimento sem Litoral (LLDCs).

A Nação

PUB

PUB

PUB

To Top