O ABC venceu na noite de ontem, quinta-feira, 1, a formação do Girassol por 29-27 na Final do Campeonato Nacional de Andebol de Sénior Feminino, realizada no Pavilhão Desportivo Vavá Duarte, na Cidade da Praia. O ABC revalida o título e torna-se bicampeão nacional em andebol feminino.
O ABC sagrou-se campeão nacional com um pleno de vitórias. Venceu todos os jogos da primeira fase do campeonato, no formato todos contra todos, totalizando quatro vitórias.
Nas meias-finais, eliminou a equipa da Graciosa do Tarrafal. Na final, derrotou o Girassol, vencendo assim estas duas últimas equipas por duas vezes cada.
A destaque da final foi a jogadora do ABC Maria “Tchumas” Correia que marcou 15 golos no jogo.
Recorde-se que as duas formações pertencem à região desportiva de Santiago Sul e já se tinham encontrado nas finais dos playoffs do campeonato regional, e protagonizaram um duelo equilibrado. Na altura o ABC também acabou por vencer por por 3 a 2, na série melhor de cinco.
A 40 segundos do fim, o jogo estava empatado a 27 golos. Tchumas marcou em esforço, numa jogada onde demonstrou toda a sua força física e inteligência, colocando o ABC na frente por 28-27.
No ataque do Girassol, em busca do empate nos instantes finais, a ponta Buca interceptou um passe, saiu em contra-ataque e marcou, selando a vitória e o título nacional para o ABC. Resultado final: ABC 29 – Girassol 27.
Prémios individuais
Nos prémios individuais, Jesseny Carvalho (ABC) foi considerada a Melhor Jogadora do Campeonato, Tchumas (ABC) a MVP da Final, Eneida Lopes (ABC) a Melhor Guarda-redes e Telma Fernandes (Graciosa) a Melhor Marcadora do Campeonato.
No jogo para a disputa do terceiro lugar, a Graciosa de Tarrafal venceu o Atlético do Mindelo por 30-29.
C/ RTC