O jogador de futsal Pany Varela, internacional por Portugal e melhor jogador do mundo em 2022, foi condecorado, esta quarta-feira, 17, pelo Governo de Cabo Verde com a Medalha de Mérito Desportivo de 2º Grau.
A condecoração, segundo o Governo, serve como “estímulo e motivação” para as gerações futuras, incentivando-as a almejar sempre o “ponto alto” alcançado por este desportista natural do concelho do Tarrafal, ilha de Santiago.
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que presidiu a cerimónia de condecoração, considerou que se trata de um reconhecimento do percurso do atleta e de um “ponto alto” da vida do desportista, considerado o melhor jogador do mundo.
“Esta condecoração representa o reconhecimento da diáspora de sucesso e no desporto é muito evidente. Representa também os valores que precisamos transmitir para a juventude, de esforço, dedicação e trabalho para que possamos ter êxito”, sublinhou Ulisses Correia e Silva.
Orgulho e gratidão de Pany Varela
Pany Varela, de nome próprio Anilton César Varela Silva, mostrou-se “muito orgulhoso e com enorme gratidão” com a homenagem, destacando que Cabo Verde está sempre presente, não só no seu ADN (sangue), mas também como estímulo e incentivo de todo o esforço e sacrifícios pelas conquistas acumuladas enquanto atleta de futsal.
“Cabo Verde é um país que carrego todos os dias em tudo que faço. É um orgulho porque vim de uma origem humilde, mas graças a uma boa educação e muito trabalho consegui chegar a este patamar”, reconheceu Pany Varela, considerando que outros jovens cabo-verdianos também podem sonhar com idênticas conquistas.
“É um patamar atingível e tenho notado que muitos atletas podem chegar a esse mesmo nível, porque somos um povo com muita força e resiliência”, disse Pany Varela, citado pela Inforpress.
O atleta também aproveitou a ocasião para desafiar o Governo e dirigentes desportivos a criarem uma competição nacional de futsal, com o objectivo de dar oportunidade a outros jovens.
Pany Varela, também considerou que a seleção nacional de futsal pode vir a ser mais uma modalidade desportiva em que Cabo Verde, com o apoio da Federação Cabo-verdiana de Futebol, pode “marcar ponto” a nível internacional.
Perfil
Anilton César Varela Silva é natural do Tarrafal, ilha de Santiago, emigrou para Portugal, iniciando a sua carreira no Sport Lisboa e Benfica.
Depois da passagem por clubes menos “proeminentes”, Pany Varela ascendeu ao topo do futsal no Sporting Clube de Portugal, um dos melhores clubes de futsal de toda a europa, conquistando três títulos de campeão europeu de futsal, além de dois Campeonatos Europeus e um Campeonato do Mundo com a Seleção Portuguesa de Futsal.
O atleta soma 33 títulos no seu currículo desportivo, destacando-se o recente tetracampeonato pelo Sporting Clube de Portugal. Em 2022, foi distinguido como o melhor jogador de futsal do mundo.
C/Inforpress