PUB

Destaques

Destaques da edição 881 do Jornal A NAÇÃO

DESTAQUES

Pirataria marítima próxima de Cabo Verde 

Operadores já falam em aumento de riscos e custos nas importações

Supostas acções de navios piratas na zona marítima da África Ocidental, incluindo Cabo Verde, estão a alterar as rotas de navegação, aumentando os custos dos transportes e provocando atrasos nas entregas de cargas. Especialista em segurança, José Rebelo acredita que o caso de ataque a um petroleiro a sudoeste da ilha Brava, no passado mês de Maio, poderá ter sim implicações neste sentido.

Práticas “pidescas” motivam saída de Júlio Correia do PAICV 

“Ninguém pode ficar num lugar onde a sua presença é indesejada”  

Júlio Correia, um dos rostos do PAICV, outrora aliado de José Maria Neves, bateu com a porta. Nesta entrevista ao A NAÇÃO, diz que JMN é o tipo de gente que “valoriza o relacionamento pessoal”, isto é, “se alguém não se submeter aos seus caprichos é automaticamente descartado”. Janira Hopffer Almada e Rui Semedo também não são poupados, porquanto a bicefalia que vem caracterizando a vida do PAICV “é muito estranha”. Diante disso, a pergunta: qual o futuro do maior partido da oposição? 

Praia

Prisão preventiva para advogado que baleou empresário em estabelecimento comercial

O Tribunal da Praia mandou esperar pelo julgamento em prisão preventiva o advogado Hélder Freire, na casa dos 30 anos, acusado de balear o empresário Octávio Gomes, de 52 anos, dentro do seu estabelecimento comercial na Achada Santo António. 

São Vicente 

Arquitecto César Freitas defende transformação da Praça Estrela em Centro Cultural  

Que destino a dar à outrora emblemática Praça Estrela, hoje mercado do Sucupira, do Mindelo, volta e meia é motivo de discussão entre os mindelenses. O arquitecto César Freitas defende a construção, aí, de um Centro Cultural, moderno e com várias valências. Embora custoso, conforme admitiu ao A NAÇÃO, esse complexo é contudo possível e serviria para uma dar nova vida a essa parte histórica do Mindelo.

Confederação dos Estados da Aliança do Sahel põe CEDEAO em xeque

Se a criação da Aliança do Sahel já ameaçava a CEDEAO, enquanto projecto de integração regional, o anúncio da saída definitiva do Mali, Burkina Faso e do Níger e a constituição de uma Confederação entre estes três países, constitui um golpe de consequências inimagináveis para a comunidade regional da qual Cabo Verde faz parte integrante. Mas para o trio militar golpista, que agora procura um caminho alternativo, a CEDEAO há muito que se afastou dos seus objectivos fundacionais, de solidariedade e desenvolvimento das suas populações para se tornar num projecto neo-colonialista ao serviço do Ocidente.

Museus receberam mais de 23 mil visitantes no primeiro semestre deste ano 

O número de visitantes dos 11 museus de Cabo Verde geridos pelo Instituto do Património Cultural (IPC) tem vindo a crescer nos últimos anos. As preferências dos mais de 23 mil estrangeiros e nacionais que visitaram estas infraestruturas culturais só entre Janeiro e Junho deste ano recaem especialmente sobre o Museu do Campo de Concentração do Tarrafal de Santiago, que lidera com mais de 49% do total das entradas. 

 

PUB

PUB

PUB

To Top