O Projeto “EcoRaízes” é uma ação levada a cabo pela Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), que tem como objectivo o reforço do ecoturismo, a participação e o rendimento das comunidades nas Áreas Protegidas de Santo Antão e São Nicolau. A apresentação pública acontece nesta manhã no no Liceu Pedro Cursino de Azevedo, Tarrafal, São Nicolau.
O projeto, segundo nota de imprensa, terá uma duração de 42 meses, e conta com o cofinanciamento da União Europeia, num investimento total de 1.110.890,05€ (um milhão, cento e dez mil, oitocentos e noventa euros e cinco cêntimos).
Os grupos-alvo do projeto são as organizações da sociedade civil, empreendedores e empresários, jovens e mulheres; comunidade escolar, licenciados e professores universitários e técnicos das autoridades locais.
Principais atividades
Das principais atividades que serão coordenadas pelo projeto estão a criação de Centros de Informação Turística, Criação de Marca NATURAL.CV, Geoparques, Cursos de pós-graduação, Promoção das ilhas, Criação de produtos turísticos, Planos de ecoturismo das Áreas Protegidas, Miradouros, sinalética e pontos de venda.
Em nota de imprensa a ADPM avança ainda que o projeto visa também apoiar e reforçar a sociedade civil enquanto promotora do turismo sustentável nas Áreas Protegidas de Santo Antão e São Nicolau, como fator de geração de rendimentos para as comunidades locais, e contribuir a longo prazo para a sustentabilidade ambiental e para a melhoria das condições de vida em Cabo Verde.
Durante a o ato de apresentação estarão o Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Correia Carvalho Silva, a Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Carla Grijó, o Presidente da Câmara Municipal de Ribeira Brava, José Martins, o Presidente da Câmara Municipal de Tarrafal de São Nicolau, José Freitas, e o Presidente da ADPM, Jorge Revez.
A Associação
A Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM) é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) sedeada em Mértola (Portugal). Foi constituída em 1980, desenvolvendo desde então uma estratégia de atuação centrada na capacitação das populações com quem trabalha e na promoção dos recursos endógenos.
Tem desempenhado um papel fulcral na promoção dos recursos naturais do concelho de Mértola, atuando paralelamente em diversas áreas de intervenção, tais como: Ambiente, Educação, Formação e Emprego, Intervenção Social, Cooperação Transnacional e Desenvolvimento Local e Regional.