A XII edição do Kavala Fresk Feastival, evento cultural e gastronómico que engloba uma série de actividades, decorre, este Sábado, no Mindelo, São Vicente, com enfoque na gastronomia africana, cujo propósito é fazer uma maior aproximação ao continente, através dos seus “sabores, cores, paladares e texturas”.
Além da gastronomia com pratos à base de peixes, o evento contará com momentos musicais, competições de natação e corrida de bote, “sup paddle”, caiaque, passeio de botes para crianças, teatro infantil, “stand up comedy”, no Centro Cultural do Mindelo e espaço recreio no parque infantil, entre outras actividades.
A expectativa da organização, que tem como parceiro estratégico a autarquia local, é atingir a adesão de 45 mil pessoas no festival cujo arranque tem lugar às 12 horas de hoje, Sábado, 13 de Julho, com animação da Banda Municipal.
“Tudo está a caminhar bem, a adesão do público e a procura de espaços para restauração tem sido bastante positivo, a lotação está esgotada e tem sido doce fazer esta edição doze”, garantiu à Inforpress, Conceição Delgado, daí haver uma “expectativa alta” para mais uma “excelente” edição.
Cavala é a rainha da festa
Conforme avança a Inforpress, haverá “peixe na prote” (peixe no parto), pelos restaurantes Rua d’Praia e Avenida Marginal e outros, para além da “montra de comida” para que as marcas possam divulgar os produtos, Kavala Mob, Kavala e Art e exposições.
As barracas de comes e bebes e os restaurantes lançam o “peixe na brasa”, que começa no mercado de peixe e abarca toda a extensão da Avenida Marginal até ao cais acostável.
Por outro lado, durante o evento, a Associação de Pescadores de Salamansa e a Associação de Peixeiras do Mindelo vão ter standes para a divulgação dos seus produtos.
Espaço Carnavala
No espaço Carnavala, destinado a cinco grupos oficiais do Carnaval para angariação de fundos, a animação, no final da tarde de hoje, Sábado, vai estar a cargo de músicos como Edson, Gai e Yanick, com temáticas da Festa do Rei Momo a marcar o compasso.
Já mais tarde, às 21:30 horas, no palco principal, montado na Praça Dom Luís, deverão actuar os grupos Black Side e Sizal e ainda o artista Vlu e outros artistas locais.
Conversa sobre sustentabilidade alimentar
A programação da XII edição do Kavala Fresk Feastival também inclui o “momento Lab”, uma espécie de laboratório, e uma roda de conversa sobre sustentabilidade alimentar dinamizado pelo Instituto do Mar (IMAR) e pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
Além disso, o evento vai contar com a parceria da Associação de Pescadores de Salamansa e da Associação de Peixeiras do Mindelo que vão ter standes para divulgar os seus produtos.
Encontro de cozinheiros africanos
Recorde-se que, no âmbito da XII edição do Kavala Fresk Feastival, teve lugar, ontem, Sexta-feira, 12, na Avenida Marginal, cidade do Mindelo, um encontro de cozinheiros africanos. Conforme avançou a Inforpress, o restaurante Americo’s, do Hotel Ouril, na Avenida Marginal, foi a cozinha escolhida para acolher este encontro de cozinheiros africanos, neste caso o chef marroquino convidado, Tarik Benjal, que interagiu com os chefs locais, através da diplomacia gastronómica e do “show cooking”.
C/Inforpress