PUB

Política

49 anos de independência: Presidente da República condecora OMS pelo “contributo decisivo” no sector da saúde

O Presidente da República, José Maria Neves, condecorou, esta Sexta-feira, 5 de Julho, a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo “contributo decisivo” desta Agência da Organização das Nações Unidas para o “grande salto conseguido pelo país” no sector da saúde. As insígnias do mais alto grau da Ordem Amílcar Cabral foram entregues no âmbito das 49° aniversário da Independência de Cabo Verde.

“A forma como reduzimos a mortalidade infantil, as cenas que eram os enterros dos ´anjos` no início da independência, as dificuldades que as nossas mulheres tinham para terem os seus filhos em condições sanitárias adequadas. E hoje reduzimos extraordinariamente a mortalidade infantil”, recordou José Maria Neves.

Entre os ganhos alcançados por Cabo Verde com o apoio e a solidariedade da OMS, o Presidente da República destacou que “todas as nossas mulheres podem ter os seus filhos em centros de saúde ou hospitais, com assistência especializada. 100% das nossas crianças são vacinadas.

Expectativa média de vida dos cabo-verdianos aumentou 25 anos

O representante da OMS em Cabo Verde, Daniel Kertesz, expressou sua gratidão pelo reconhecimento, sublinhando que, ao longo destes anos, nenhuma outra área apresentou tantos avanços quanto a da Saúde, tendo enfatizado que a expectativa média de vida dos cabo-verdianos aumentou 25 anos desde a independência.

Recorde-se que, desde 1976, um ano após a independência nacional, a OMS tem sido um parceiro crucial de Cabo Verde, dando um significativo contributo ao desenvolvimento do sector da Saúde.

O Presidente da República, José Maria Neves, também aproveitou as celebrações dos 49 anos de independência de Cabo Verde para prestar tributo a grupos culturais e músicos que inspiraram e mobilizaram a população durante a luta pela independência. Grupos como “Os Tubarões” e compositores como Daniel Spencer e Alcides Brito foram reconhecidos por suas contribuições para a identidade e cultura cabo-verdiana.

PUB

PUB

PUB

To Top