PUB

Cultura

Ymez Silva: Um jovem escritor e poeta cabo-verdiano com gosto pela escrita em crioulo

Ramiro Alberto Carvalho Silva, de pseudónimo literário Ymez Silva, é um jovem dinâmico, com gosto pela escrita, sobretudo em crioulo, para incentivar e elevar a língua cabo-verdiana.

Natural de Cutelo, concelho de São Domingos, interior de Santiago, Ymez conta neste momento com cinco livros de poesia, todos na língua crioula, nomeadamente, “Dipos di Tchuba ka Ben”, “Criola”, “Sentimentus”, “Solidon” e “dizAmor”.

“Solidon”, a sua quarta obra poética, venceu, em 2010, o Prémio Literário Pedro Cardoso, criado na altura pelo Ministério da Cultura para incentivar a produção literária na língua materna.

Ymez conta também com um livro infanto- -juvenil bilíngue (inglês/português) intitulado “Munu & Zuku” para incentivar a leitura nos mais pequenos.

A sua área de formação é Sociologia, curso que fez na Bridgewater State University nos Estados Unidos onde residiu por algum tempo. Depois da licenciatura, fez o mestrado em Applied Linguistics, na University of Massachusetts Boston.

De regresso ao seu país de origem, Cabo Verde, tem trabalhado como tradutor freelancer acumulando uma experiência de cerca de 18 anos.

Este escritor e poeta cabo-verdiano se diz um grande admirador da natureza, especialmente, praia e mar.

Ler e escrever faz parte da sua rotina, além do amor que nutre pelo desporto, pela música, pela comédia… e pelos seus dois filhos, Bruno e Enzo.

PUB

PUB

PUB

To Top