O Presidente da República, José Maria Neves, realçou, hoje, o percurso positivo de Cabo Verde nos seus 49 anos de independência, marcados por avanços notáveis nas mais diversas áreas de desenvolvimento, nomeadamente a “evolução na educação, na saúde”.
“Basta ver a evolução na educação, na saúde. Hoje todas as nossas mulheres grávidas podem ter os seus filhos nos hospitais. A vacinação atinge 100% das nossas crianças. E praticamente cumprimos os Objetivos do Mesenvolvimento do Milénio no Horizonte (ODS) 2015”, salientou o Chefe de Estado, à margem da sessão solene que marcou a efeméride, na Assembleia Nacional.
Neves destacou o progresso económico e político da nação, realçando o facto de Cabo Verde ser hoje um país de rendimento médio, com uma democracia funcional e instituições sólidas que impulsionam o desenvolvimento.
Lembrou, neste quadro, que o país “praticamente” multiplicou o seu Produto Interno Bruto per capita por 50, um sucesso que atribuiu ao trabalho conjunto de todos os cabo-verdianos.
Apelo à união
Na sua mensagem dirigida à Nação, José Maria Neves fez ainda um apelo à união, na contagem decrescente para as celebrações dos 50 anos da independência nacional.
Numa mensagem voltada para os desafios e as alavancas para conquistar o futuro, o Chefe de Estado destacou também os ganhos do percurso já feito e que fizeram valer a pena a luta pelo sonho da Independência, certo de que “podemos construir um futuro ainda melhor”.
“Valeu a pena. Cabo Verde cresceu do ponto de vista político, do ponto de vista institucional, do ponto de vista material”, resumiu o Presidente da República.