Os nadadores cabo-verdianos Jayla Pina e José Tati estão qualificados para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 através da vaga de universalidade atribuída pela Federação Internacional da Natação (FINA).Com mais estes dois atletas, Cabo Verde estará representado na capital francesa com sete atletas, a maior delegação de sempre do país numa edição dos Jogos Olímpicos.
O Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), através de um comunicado, esclareceu que os dois atletas conseguiram a qualificação através da vaga de universalidade, atribuída pela Federação Internacional da Natação (FINA).
Jayla Pina disputará as provas de natação dos 200 metros misto femininos e José Tati, que será o atleta mais novo de sempre a representar Cabo Verde, competirá nos 50 metros livres masculino.
Os dois nadadores, recorde-se, estiveram presentes no último Campeonato Africano de Natação em Angola, tendo conseguido resultados que permitiram garantir uma pontuação suficiente para a qualificação atribuída pela Federação Internacional da Natação (FINA).
Em Paris 2024, Jayla Pina irá fazer a sua segunda participação nos Jogos Olímpicos (atleta olímpica em Tokyo 2020) e José Tati, de apenas 16 anos, fará a sua estreia como o atleta mais jovem de sempre a competir por Cabo Verde nos Jogos Olímpicos.
Atletas cabo-verdianos qualificados para Paris 2024
Jayla Pina e José Tati juntam-se então a Samuel Freire no atletismo (maratona), Victor Alvares na esgrima (florete), David Pina e Nancy Moreira no boxe (51 kg e 66 kg, respectivamente) e Djamila Correia e Silva (judo) que vão competir nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 arrancam no dia 26 de Julho e terminam a 11 de Agosto.
C/ Inforpress