PUB

Saúde

Dengue: Casos continuam a aumentar na Praia, registando-se entre 7 a 8 casos diários

Os casos de dengue registados na capital do país continuam a aumentar, registando-se uma média de sete a oito diagnósticos por dia, conforme informações avançados hoje pela delegada de saúde, Ulardina Furtado. Para reforçar o combate a esta doença está em curso uma campanha de pulverização intra-domiciliar no concelho da Praia.

“Nas últimas três a quatro semanas temos tido um aumento com registo de sete a oito casos por dia, e este aumento justifica-se também com o aproximar do verão e com o aumento da temperatura, o que é favorável para mosquitos quando encontram um lugar com água”, apontou a responsável, em declarações à Inforpress.

Campanha a decorrer

Para reforçar o combate contra a doença, a delegada de saúde lembrou que, desde 3 de Junho, está em curso no concelho da Praia uma campanha de pulverização intra-domiciliaria, que, entretanto, foi reforçada a 17 do mesmo mês com mais de 80 militares. A ideia, segundo a delegada de saúde, é reverter este quadro daqui a 10 dias.

Contributo de todos

Não obstante as ações levadas a cabo, a delegacia de saúde também tem apelado à população no sentido de ter o máximo de cuidado com os reservatórios de água de modo a evitar situações que permitam criar focos de mosquitos.

“Pedimos a todos que permitam que os nossos agentes de luta anti-vectorial entrem nas vossas casas para fazerem o tratamento de todos os focos que possam existir”, precisou.

Outras doenças no verão

Em relação a outras doenças que podem surgir nesta época, como a diarreia, Ulardina Furtado apelou às pessoas a tomarem cuidado com a higiene, quer dos alimentos como das mãos, principalmente quanto se trata de crianças, que são mais vulneráveis perante este tipo de doenças.

Surtos de dengue em Cabo Verde

Recorde-se que Cabo Verde voltou a estar sob alerta de um surto de dengue depois da confirmação, no início de Novembro de 2023, de casos da doença na cidade da Praia, assim como vários casos suspeitos em São Domingos, Santa Cruz, Ribeira Grande de Santiago e São Filipe, ilha do Fogo. Antes, em 2016, mais de 30 casos foram diagnosticados.

Porém, foi em 2009 que registou-se um surto mais grave, nomeadamente 21.383 casos suspeitos, 174 pacientes com febre hemorrágica e seis óbitos. Já em 2010, de Janeiro a Junho, o país registou 305 casos de dengue, sendo os concelhos da Praia e São Filipe os mais afectados.

C/Inforpress

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top