A dupla de irmãs cabo-verdianas de Voleibol de Praia, Janice e Ludmila Varela, garantiu, esta Segunda-feira, 24, a qualificação para o Mundial da modalidade que terá lugar na Austrália em 2025, graças ao quarto lugar alcançado no torneio continental de qualificação olímpica para Paris´2024 que decorreu em Marrocos de 18 a 24 de Junho.
Esta qualificação das irmãs, Janice e Ludmila Varela para o Mundial de 2025 de Voleibol de Praia foi saudada pelo Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), que, na sua página de Facebook, parabenizou as atletas e salientou que o “sonho olímpico foi adiado para 2028”, numa clara alusão ao facto destas atletas terem falhado a presença nos Jogos Olímpicos de Paris´2024.
“Parabéns meninas pela persistência e determinação. Estiveram muito perto de estar Paris 2024 e fazer história!”, pode-se ler na página do COC no Facebook.
Torneio continental de qualificação olímpica Paris´2024
Depois de vencerem todos os jogos, no torneio continental de qualificação olímpica Paris´2024, realizado em Marrocos, as irmãs Varela acabaram por cair na semi-final da competição frente à poderosa Nigéria.
“As irmãs Varela perderam com Marrocos (2-0) no último jogo do torneio. Mas a determinação e paixão pelo voleibol de praia não pára por aí! O seu sonho olímpico foi adiado para 2028”, diz ainda o COC na sua comunicação.
O último lugar do pódio, ou seja, o terceiro lugar, do torneio continental de qualificação olímpica Paris´2024 ficou com as atletas de Marrocos, que venceram as cabo-verdianas por 2-0.
Quatro atletas cabo-verdianos qualificados para Paris’2024
Cabo Verde já conta com quatro atletas qualificados para Paris’2024, designadamente o atleta Samuel Freire (maratona), os pugilistas David Pina (51Kg) e Nancy Moreira (66kg) e o esgrimista Victor Alvares.
O Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) deposita ainda esperanças em atletas com qualificação pendentes como Djamila Correia e Silva no judo, e nos nadadores Jayla Pina nos 100 metros bruços e Troy Pina nos 50 metros freestyle.
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 realizam-se de 26 de Julho a 11 de Agosto e terá a participação de 10.500 atletas, em representação de 206 Comités Olímpicos Nacionais a competirem em 28 desportos olímpicos.
C/Inforpress