PUB

Saúde

Cabo Verde no top 10 do ranking do maior número de médicos por cada 10 mil habitantes

De acordo com o estudo “Países com a maior e a menor densidade de médicos (medida por 10.000 habitantes)”, conduzido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Cabo Verde é o número 8 do ranking mundial, com 44,6 médicos por cada 10.000 habitantes. No continente, Cabo Verde é considerado pelo estudo “uma grande exceção regional”.

O estudo, realizado com dados de 2022, é liderado pela Bélgica, com 63,9 médicos por cada 10 mil habitantes.

Cabo Verde foi considerado pela OMS “uma grande exceção regional, com 44,6 médicos por 10.000 habitantes”, além de ressaltar um aumento da expectativa de vida e diminuição da taxa de mortalidade infantil.

“O país fez progressos na expansão dos serviços de saúde desde que conquistou a independência em 1975. Ao mesmo tempo, a esperança de vida aumentou de 56 para 75 anos e a taxa de mortalidade infantil caiu de 108 para 15 mortes por 1.000 nascimentos”, aponta ainda o estudo.

De acordo com a OMS, a densidade de profissionais de saúde em geral é uma métrica importante monitorizada pela ONU, como parte dos seus objectivos de desenvolvimento sustentável.

Os países europeus, como a Bélgica, a Geórgia e a Áustria, lideram a classificação pela proporção de médicos em relação à população residente. Os países da América do Sul , representados pelo Uruguai e Argentina, também estão entre os 10 primeiros.

C/ Visual Capitalist

PUB

PUB

PUB

To Top