PUB

Cultura

Bia Morais, um talento criolo no Luxemburgo

Bia Morais, cabo-verdiana residente no Luxemburgo, vem desenvolvendo uma carreira dedicada à arte e ao design, a promover e a celebrar, no além-fronteiras, a riqueza cultural de Cabo Verde.

Natural de João Afonso, Ribeira Grande de Santo Antão, Bia tem fez formação inicial em artes e ofícios na Escola Industrial e Comercial do Mindelo, sendo hoje designer de comunicação, grafista, formadora de informática e artista plástica.

Em 2014, Bia Morais assumiu a Presidência do Conselho da Administração da Câmara do Comércio Luxemburgo Cabo Verde (CCLCV), onde a sua gestão foi marcada por uma abordagem que valoriza tanto a inovação criativa quanto o compromisso social, refletindo sua crença no poder das artes como ferramenta de engajamento e transformação social.

Diz-se comprometida com arte e a cultura de Cabo Verde mesmo estando na diáspora. “Os maiores desafios na minha profissão incluem a constante evolução das tecnologias e das tendências de design, que exigem que eu me mantenha atualizada e continue a desenvolver minhas habilidades”, conta citada por uma revista, em Londres, que destaca a sua carreira.

Considera ainda que lidar com prazos apertados e expectativas dos clientes pode ser desafiador, pois requer organização e capacidade de gerenciar o tempo de forma eficaz.

Por outro lado, ainda sobre os desafios, avança que enfrenta também o desafio de manter um equilíbrio entre a criatividade e as necessidades práticas dos projetos, garantindo que as suas soluções sejam funcionais e visualmente impactantes ao mesmo tempo.

“Por fim, a concorrência no mercado pode ser intensa, exigindo que eu se destaque e demonstre o valor único como profissional de design”, diz a cabo-verdiana em diferentes facetas artistas.

O Grupo Pérolas de Rikardo, inclusive, está muito feliz com mais essa parceria de peso e, para quem quer ter visibilidade na Europa, a assessoria é o caminho.

PUB

PUB

PUB

To Top