O Palmeira da ilha do Sal garantiu, esta Quarta-feira, 19, a vaga que faltava por preencher na “Final-four” da Taça de Cabo Verde, onde vai defrontar a Académica da Praia. A equipa salense venceu o Morabeza da Brava por 3-1 no jogo da segunda eliminatória disputado no estádio Marcelo Leitão, Espargos, ilha do Sal. A Académica da Praia, o Paulense de Santo Antão Norte e o Mindelense de São Vicente já estavam apuradas para a “Final-four” desta competição.
No final da primeira parte do jogo desta Quarta-feira, a contar para a segunda eliminatória da Taça de Cabo Verde, as duas equipas estavam empatadas 1-1 com golos apontados aos 30 minutos, por Erikson Pires, do Palmeira, e, aos 45+5, por Paulo Araújo, do Morabeza.
Na segunda metade do jogo, o Palmeira fixou o resultado final em 3-1, voltando a marcar através de Michael Henry, aos 85 minutos, e de Rendrik Almeida, aos 90+2.
Curiosamente, com o jogo desta Quarta-feira, em que o Palmeira vence o Morabeza por 3-1, as duas equipas acabaram por se defrontar pela terceira vez no espaço de um mês com um saldo de duas victórias do Palmeira e um empate já que, no jogo da primeira eliminatória do grupo B do Campeonato Nacional de Futebol sénior, o Palmeira venceu por 2-0, tendo empatado 2-2- na segunda eliminatória.
Terceira presença consecutiva na “Final-four”
O Palmeira, que é também o campeão de Cabo Verde em título, época 2022-2023, marca presença pelo terceiro ano consecutivo na “Final-four” da Taça de Cabo Verde, segunda maior competição do futebol no país.
As eliminatórias da Taça de Cabo Verde, segunda maior competição de futebol sénior no país, arrancaram no passado, 20 de Maio e contaram com a participação de um total de 11 equipas vencedoras das taças nas suas respectivas regiões desportivas.
Assim, além das quatro equipas que vão disputar a “Final-four”, nessas eliminatórias também marcaram presença as seguintes equipas: Sport Clube Atlético (Ilha de São Nicolau), Estrela dos Amadores (Santiago Norte), Clube de Futebol Os Sanjoanenses (Santo Antão Sul, Vulcânico Clube do Fogo (Ilha do Fogo), Juventude Clube do Norte (Boa Vista) e Barreirense Futebol Clube (Ilha do Maio) e o Morabeza da Brava, eliminada esta Quarta-feira pelo Palmeira.
A Associação Académica do Mindelo é a actual detentora do título desta prova, conquistada na edição da época passada (2022-2023).