O Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) junta-se às celebrações do Centenário de Amílcar Cabral e dá voz aos pensamentos do revolucionário no que diz respeito ao poder do desporto e dos Jogos Olímpicos. Durante este fim de semana estão programadas um conjunto de actividades, que englobam mesa redonda, marcha inclusiva e homenagens.
Entre as suas várias facetas, Cabral é lembrado também como um homem do desporto.
Nas suas últimas cartas enviadas, sublinha o COC, muitas vezes se referiu ao desporto como uma peça fundamental para o estabelecimento de sociedades saudáveis e incrementada de valores, mas também para o alcance da paz.
Com base neste pressuposto, em parceria com a Fundação Amílcar Cabral, o COC realiza, esta sexta-feira, 21, uma mesa redonda à volta do tema “Olimpismo e Cabral”, a ter lugar no Palácio da Presidência da República, pelas 17h.
A actividade visa partilhar com o público os pensamentos do herói nacional, com abordagens dos historiadores José Maria Semedo e Dúnia Pereira.
Actividades por todo o país
A par desta iniciativa, nos próximos dias estão agendadas um conjunto de actividades um pouco por todo o país, em parceria com associações locais.
O acto central está marcado para o dia 22, em Assomada, com a realização de uma marca inclusiva, às 9h, a partir do Liceu Amílcar Cabral, a par de outras actividades desportivas no centro da cidade.
No mesmo dia, no Estádio Municipal de Santa Cruz, terá lugar a inauguração de um mural em homenagem aos atletas olímpicos e paralímpicos, realizado pelo COC e pelo Comité Paralímpico Cabo-verdiano (COPAC).
“Desporto, uma oportunidade para todos”
O Dia Olímpico, celebrado a 23 de Junho, marca o aniversário de fundação do Comité Olímpico Internacional, estabelecido em 1894, na França.
A data, instituída pelo pedagogo Pierre de Coubertin, teve como propósito a revitalização dos Jogos Olímpicos da era antiga, num formato que exaltasse os valores da amizade, do respeito e da excelência, numa simbiose entre o desporto e a educação.