PUB

Política

Cabo Verde quer reforçar cooperação com Espanha, com foco na economia azul

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, recebeu na tarde de ontem, 18, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, União Europeia e Cooperação do Reino de Espanha, José Manuel Albares. Em análise estiveram questões ligadas ao reforço da cooperação Cabo Verde -Espanha, como foco na economia azul e possibilidade de realização de uma cimeira entre Madrid e os países da África Ocidental, em matéria de segurança.

De acordo com a Presidência da República, o ministro espanhol também trouxe uma mensagem do Rei Filipe VI ao presidente da República de Cabo Verde.

Segundo a mesma fonte, na reunião foram abordadas diversas questões, já apresentadas pelo PR ao Rei Filipe VI e ao Presidente do Governo do Reino de Espanha, Pedro Sanches, sobre a possibilidade do reforço das relações bilaterais em vários domínios, “com especial enfoque na economia azul”.

Em cima da mesa estiveram, igualmente, o vislumbre de reforço das relações de amizade e cooperação, sobretudo, em áreas como o do combate à desertificação, a água, a preservação do Património Cultural e redinamização da Conferência dos Arquipélagos da Macaronésia.

Cimeira Madrid – Países da África Ocidental

Outro ponto da agenda foi a discussão de uma possível cimeira entre o governo espanhol e países da África Ocidental para abordar temas como a segurança no Golfo da Guiné, migrações e apoio ao desenvolvimento da região.

A mesma fonte recorda que Espanha é “um dos principais” parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde.

“É, por exemplo, como refere o próprio governo espanhol, o primeiro cliente e o segundo fornecedor de Cabo Verde dentro da União Europeia, além do nosso país ser o terceiro destino dos investimentos espanhóis na África subsaariana, com destaque para os setores da pesca e do turismo”, salienta a Presidência da República.

PUB

PUB

PUB

To Top