Faleceu este Domingo, 16, na Cidade da Praia, Alcindo Barbosa, mais conhecido por Xindo Morandi, antigo futebolista e primeiro vocalista do grupo “Os Tubarões”.
Xindo Morandi, de 76 anos, faleceu no Hospital Agostinho Neto, depois de algum tempo internado, onde deu entrada no início do mês, após a homenagem, com o Prémio Carreira, ao grupo Os Tubarões, na Gala dos Cabo Verde Music Awards (CVMA).
Enquanto futebolista, Xindo Morandi jogou no Boavista da Praia, Travadores, Sporting da Praia e Académica da Praia.
Homem da cultura
Antigo funcionário da Loja Serbam e responsável do cinema do Bairro, era também um homem de Carnaval, sendo um dos precursores desta manifestação cultural no Bairro Craveiro Lopes.
O Ministro da Cultura e Indústrias Criativas, Abraão Vicente, lamentou a morte de Xindo, lembrado como uma figura carismática da capital cabo-verdiana.
“Entreguei-lhe o merecido prémio de reconhecimento no dia 1 de Junho, na Gala CVMA. Chindo Morandi, definição de um verdadeiro activista social. Artista, desportista e animador sociocultural”, escreveu o governante, na sua página do Facebook.
Em Fevereiro último, ao completar 76 anos, Xindo deixou a seguinte mensagem, na sua página do Facebook.
“Hoje vou fazer algo que nunca fiz em mais de 7 décadas. Vou desejar parabéns para mim mesmo! Afinal, não é todo dia que completamos 76 anos de vida, não é? Aliás, não é todo mundo que tem esse privilégio, então quero ter esse merecimento. Feliz aniversário para mim! Que no auge dos meus 76 anos eu possa ser mais feliz do que nunca e que eu possa aproveitar cada detalhe dos meus dias intensamente!”
C/ Inforpress